Hoje na História: 23 de Março

21/03/2024

Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros. 


Compartilhe a matéria

O 23 de Março é marcado por vários fatos importantes, como:

  • 1673 - Fundação do Povoado de Nossa Senhora do Desterro, pelo bandeirante paulista Francisco Dias Velho. Mais tarde, povoado viria a ser o município brasileiro de Florianópolis.
  • 1869 - Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de *DUQUE DE CAXIAS, tornando-se o último duque do Império do Brasil. CAXIAS é também Patrono do Exército Brasileiro.
  • 1956 - Nasce a primeira república islâmica do mundo, o Paquistão.
  • 1973 - Chega às lojas do Reino Unido o apurado Álbum "The Dark Sid of the Moon", da banda inglesa Pink Floyd. Entre os destaques do disco, o famoso sucesso Money. O lançamento ocorreu no dia 1º deste mesmo mês e ano. Leia mais AQUI.
  • 1998 - O longa Titanic, de James Cameron, leva 11 estatuetas do Oscar. Leia mais AQUI.
  • 2011 - Morte do humorista cearense Chico Anysio, criador de personagens memoráveis da TV brasileira, como Pantaleão, Alberto Roberto, Roberval Taylor, Coalhada, Gastão e muitos outros. É também criador da Escolinha do Professor Raimundo. Não dá para esquecer. Leia mais AQUI.
  • 2012 - Morte de Elizabeth Taylor, diva do cinema mundial. Entre os filmes que participou, Cleópatra (1963), Gata em Teto de Zinco Quente (1958) e Assim Caminha a Humanidade (1956).

Sem desmerecer os demais acontecimentos deste dia, destacamos neste 23 de Março fatos relativos a Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros.  

Mais detalhes, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


Duque de Caxias: herói ou genocida?

A depender de quem olha, Luís Alves de Lima e Silva pode ser um herói ou um genocida. Enquanto o site do Exército Brasileiro, do qual ele é patrono, o qualifica como "Pacificador e soldado de vocação, com atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana que conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários", o site Galeria de Racistas tem uma visão bem diferente desse personagem que, no longínquo ano de 1869, recebeu o título de DUQUE DE CAXIAS.

Para historiadores negros, segundo matéria da Agência Brasil de 25 de agosto de 2023, Caxias não passa de um genocida e racista, que liderou uma repressão militar que "matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços". É assim que o patrono do nosso Exército está descrito na referida Galeria, "projeto idealizado pelo Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela, pelo site Notícia Preta e por um grupo de publicitários negros.

Nessa polêmica, o Dever de Classe fica com o que os pesquisadores negros afirmam. Figuras como Jair Bolsonaro e os generais Heleno e Mourão não iriam reverenciar Caxias se ele não fosse um genocida e racista.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...

A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar

1932. O mafioso Al Capone começa, em Atlanta, a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade