Evento acontece de 17 a 19 de setembro e é organizado pelo Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx) da USP, em parceria com a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes
Hoje na História: 5 de fevereiro
Fatos ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.
Hoje na História - Alguns fatos de 5 de fevereiro:
em 1966
Golpe militar ganha força no Brasil e é assinado pelo presidente Humberto de Alencar Castelo Branco o Ato Institucional Número Três (AI-3). A partir daí, eleição de governadores e seus vices seria de forma indireta, por meio do colégio eleitoral estadual. Prefeitos das capitais e das cidades de segurança nacional seriam indicados por nomeação pelos governadores, com aprovação das assembleias legislativas.
em 1944
Nascimento do genial cartunista Henfil. Artista foi um dos mais engajados ativistas contra a ditadura militar no Brasil. Foi membro do polêmico jornal O Pasquim, onde colaborou na seção "cemitérios dos mortos-vivos", em que publicava desenhos enterrando artistas e figuras públicas dedos-duros dos colegas da área cultural para o regime militar.
em 1936
Lançamento de Tempos Modernos, do consagrado Charles Chplin.
Continua, após o anúncio.
em 1974
Morre o mestre Bimba, um ícone da capoeira brasileira.
em 1885
Rei Leopoldo II da Bélgica cria o Congo como uma posse pessoal.
Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.
Siga nossas redes sociais e receba atualizações!
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Hoje na História
Delfim Netto e o Homem que Virou Suco
A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar
Hoje na História: 30 de Junho
1934 — Adolf Hitlter manda matar vários membros do Partido Nazista.