Evento acontece de 17 a 19 de setembro e é organizado pelo Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx) da USP, em parceria com a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes
Hoje na História: 9 de fevereiro
Fatos ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.
Hoje na História - Alguns fatos de 9 de fevereiro:
Em 9 de fevereiro de 1909
Nasce em Marco de Canaveses — Portugal — a cantora Carmem Miranda. A famosa artista veio para o Brasil com sua família quando tinha pouco menos de um ano, onde foi morar no Rio de Janeiro. Com vocação para seguir a carreira artística, aos 20 anos, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que, encantado com seu talento, passou a promovê-la em editoras e teatros. Seu maior e mais conhecido sucesso é a marcha "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí"), de Joubert de Carvalho.
em 9 de fevereiro de 1942
Batalha do Mar do Coral. O confronto naval se deu entre duas potências mundiais: Japão e os Estados Unidos, no Mar do Coral (Austrália), durante o transcurso da Segunda Guerra Mundial.
em 9 de fevereiro de 1964
Morre aos 60 anos Ary Barroso — em um domingo de carnaval. Barroso era compositor, locutor e cronista de esporte. Uma cirrose hepática o levou a óbito. É autor de cerca de 500 músicas e teve parceiros como Noel Rosa e Lamartine Babo. Nos anos 20, já no Rio de Janeiro, compôs músicas como "Eu vou à Penha" e "Vamos deixar de Intimidade". No seu primeiro disco, lançado em 1928, dois sucessos se destacaram: "Eu vou à Penha" e "Vamos deixar de Intimidade". Seu maior reconhecimento, contudo, foi com a música "Aquarela do Brasil". Suas músicas também ficaram muito conhecidas na voz de Carmem Miranda.
Continua, após o anúncio.
em 9 de fevereiro de 1967
O Governo Militar — durante mandato do presidente Castelo Branco — sanciona a Lei de Imprensa e institucionaliza a censura no Brasil. Medida restringia a liberdade de expressão no Brasil. De acordo com matéria do site History: "Com a entrada em vigor desta lei, pelas novas regras, todos os programas exibidos na televisão deveriam apresentar na tela, antes do início, uma autorização rubricada pelos censores. De acordo com o texto, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser punidos e multados se publicassem algo que ofendesse a "moral e os bons costumes", especialmente se o alvo fosse alguma autoridade. Em caso de vigência do estado de sítio, o governo iria enviar agentes às redações de jornais, rádios e TV para fazer a censura prévia."
Leia também: A ditadura militar e a censura e repressão a músicos no Brasil
em 9 de fevereiro de 1946
Morre Júlio Prestes, presidente eleito que nunca assumiu. Júlio Prestes foi o último presidente da República Velha, mas não assumiu o cargo, impedido pela Revolução de 1930, de Getúlio Vargas.
Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.
Siga nossas redes sociais e receba atualizações!
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Hoje na História
Delfim Netto e o Homem que Virou Suco
A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar
Hoje na História: 30 de Junho
1934 — Adolf Hitlter manda matar vários membros do Partido Nazista.