CNTE exige que instituto divulgue com urgência as informações pendentes para evitar maiores prejuízos à educação básica do país
Assessor parlamentar diz que MEC falará sobre reajuste
Através de Medida Provisória ou não, não há como o presidente Jair Bolsonaro se esquivar mais desta questão. A expectativa do magistério é grande, índice de 33,23% já está muito divulgado, é ano eleitoral e, no final das contas, governo federal só entra mesmo com 15% do Fundeb. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come..."

Educação | Segundo um assessor parlamentar consultado pelo Dever de Classe, o presidente Jair Bolsonaro e o MEC deverão se posicionar muito em breve e oficialmente sobre o reajuste de 33,23% para os professores. O deputado é da base do governo em Brasília e pede para não se identificar, visto que, como alega, "esse assunto mexe com muitos interesses em todo o país." Confira, após o anúncio.
Leia também:
O presidente Bolsonaro e o MEC se posicionarão sobre o reajuste do magistério?
Em minha opinião, sim. O governo não tem mais como se esquivar disso durante muito tempo. O assunto cresceu demais em toda a mídia do país. Tá todo mundo falando. Tem ameaça até de greve nacional.
E, em sua opinião, como seria a posição do governo?
Bolsonaro só tem na prática dois caminhos a seguir: anunciar oficialmente o percentual de 33,23%, como querem e têm direito os professores. Ou editar uma Medida Provisória para rebaixar drasticamente o reajuste, como querem a CNM, prefeitos e governadores.
Em sua opinião, qual caminho Bolsonaro vai seguir? (Ver após anúncio)
Eita! É difícil responder isso aí. Mas o presidente tem de pensar bem. Se seguir os políticos nos estados e municípios, se queimará ainda mais com os professores. E olha que não é pouca gente não. Sinceramente, se dependesse de mim, confirmava os 33,23%. Afinal, em 2022 o governo federal só entra com 15% do Fundeb. 85% são dos estados e municípios. Bolsonaro anuncia e os entes cumprem. Mas reconheço que a coisa não é tão simples assim. Mas prevejo também que essa polêmica está bem perto de ser resolvida.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Isenção de IR para professor e União bancar 1/3 do piso do magistério | Resultado de enquetes
Maioria dos internautas votou favorável aos dois temas de interesses dos profissionais do magistério
Após aval do STF para privatização de escolas no estado de São Paulo, prefeitos e outros governadores podem querer ampliar projeto para todo o país; iniciativa, a médio prazo, fará com que servidor público desapareça dos estabelecimentos de ensino; professores e demais funcionários serão contratados precariamente pelo setor privado