Batismo de Sangue, essencial para entender os horrores da ditadura militar

01/04/2024

Na famosa obra, Frei Betto narra de maneira brilhante aspectos do período, em particular quanto à tortura promovida no Brasil contra quem se opôs ao brutal regime.

Segunda, às 14:32


Compartilhe a matéria

Dentre as muitas obras publicadas sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985), Batismo de Sangue é uma das mais elucidativas, em particular na abordagem ao terror implantado por milicos contra quem se opôs, pacificamente ou não, ao brutal regime que comandaram. Narrado de forma muito envolvente, o livro passeia pelo assassinato de Carlos Marighella e perseguições seguidas também de mortes a frades dominicanos, em particular Frei Tito. A obra faz ainda uma incursão à disputa política entre Leon Trotsky e Josef Stalin na ex-URSS, após morte de Vladimir Ilyich Ulianov — o Lenin. Frei Betto conta que visitou a fortaleza na Cidade do México onde Trotsky fora assassinado em 1940 por Ramon Mercader —, a mando de Stalin. Após o anúncio, um breve Podcast traz mais detalhes do livro e outras sugestões de leitura sobre o mesmo tema.

  • Continua, após o anúncio.

Clique o botão após a imagem para ouvir o Podcast!

Foto: arquivos Dever de Classe/criado no Canva.
Foto: arquivos Dever de Classe/criado no Canva.

Matéria continua, com outras sugestões de leitura sobre o mesmo tema!


Tópicos relacionados:


Mais livros sobre a ditadura militar

Imagem meramente ilustrativa: Canva.
Imagem meramente ilustrativa: Canva.

Além de Batismo de Sangue, há muitas outras obras relevantes sobre o tema da ditadura militar no Brasil e os horrores que trouxe ao povo brasileiro durante 21 anos. Sugerimos:

1. 1964 — Os autores Jorge Ferreira e Angela de Castro Gomes explicam esse conturbado período da história brasileira que rendeu duas décadas de repressão. Editora Civilização Brasileira.

2. Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo — Nesta obra, Mário Magalhães conta a história do militante Carlos Marighella, fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar. Editora Companhia das Letras.

3. A Ditadura Militar e os Golpes Dentro do Golpe: 1964 -1969 — O jornalista Carlos Chagas explora a história da Ditadura Militar nesta obra contada por jornais e jornalistas.

4. Cativeiro Sem Fim  'Cativeiro Sem Fim' narra a história por trás dos sequestros de crianças filhas de militantes políticos durante o regime ditatorial no Brasil. Editora Alameda Editorial.

5. A Ditadura Envergonhada — O autor — Elio Gaspari — descreve neste livro que o período pré AI-5 foi construído aos poucos e trouxe informações sobre as relações internacionais e diversos elementos culturais. Editora Record.

Compartilhe a matéria


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 



Acesse todo o Especial sobre o Golpe de 1964


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade

Teor oficial do corte de gastos ainda permanece nos bastidores, "mas é possível que traga dificuldades para o setor da Educação, embora correção de 2025 deva acontecer normalmente em janeiro", pondera especialista

"Validação recente de emenda constitucional pela Suprema Corte não interfere de forma automática no piso dos professores, e reajuste anual previsto para janeiro está garantido, com expectativa de índice maior que o deste ano", esclarece jurista