"Diante da pobreza, abandono e frio extremos, talvez só a morte possa libertar."
“Desfila o chumbo da autocracia" ou a crítica da Beija-Flor aos militares
O enredo da atual vice-campeã do carnaval carioca questiona o valor do 7 de Setembro e propõe passar a história do país a limpo de 1822 pra cá.
Cultura | Dando uma repaginada em seu histórico de apoio aos militares (1964-1985), a Beija-Flor — atual vice-campeã carioca do carnaval e uma das cotadas para vencer neste 2023 — traz em seu samba-enredo uma dura crítica ao regime que outrora louvou.
O enredo da tradicional escola é "Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da independência". Letra questiona o valor do 7 de Setembro e propõe passar a história do país a limpo de 1822 pra cá. Samba será cantado segunda-feira (20) na avenida pelo intérprete Neguinho da Beija-Flor e pela funkeira Ludmilla.
Continua, após o anúncio
Ponto alto da crítica
Segundo matéria de O Globo (18), "o ponto de maior confronto será o quarto carro alegórico, intitulado "O chumbo da autocracia", em referência à parte da letra do samba que trata dos militares."
"Em formato de tanque estilizado nas cores de prata e chumbo envelhecido, o carro trará duas grandes torres de vigilância e três dragões militarizados, que segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, representam a opressão e o cerceamento de liberdades."
"Em cima, desfilarão componentes fantasiados de "general autocrata", "soldados mandados", "vigilante do poder" e "vigias"."
Bravo!
Diante dessa mudança de postura política da Beija-Flor — tão salutar ao fortalecimento da democracia em nosso País —, só podemos dizer: Bravo!
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre cultura
A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"
"Uma sucessão notável e singular de belíssimas e sublimes experiências oníricas..." Publicado pela Editora Dialética, está disponível na Amazon e outros sites, nos formatos físico, ebook e audiobook