Discussão tratou do cumprimento do piso do magistério e outros assuntos relacionados, com vistas a tornar a carreira docente mais atrativa no país
CNTE quer derrubar artigos da lei que congela piso do magistério e salários dos servidores de todo o País
LC 173/2020 foi sancionada pelo presidente Bolsonaro e veta reajustes ao funcionalismo até dezembro de 2021 em nome de um suposto combate ao coronavírus.
COMPARTILHE!
Publicidade
Economia | A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação — CNTE — ingressou com amicus curiae contra os artigos 7º e 8º da Lei Complementar 173/20, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 28 de maio último. O objetivo é provar que tais dispositivos são totalmente inconstitucionais, pois congelam os salários dos servidores da União, estados e municípios até dezembro de 2021, em nome de um suposto combate ao coronavírus. Na petição, a CNTE usou, dentre outros argumentos, a Lei Federal 11.738/2008, que instituiu o piso nacional do magistério. Entenda melhor, após o anúncio.
Entenda melhor
O que significa a expressão amicus curiae, usada pela CNTE?
Segundo o site Conjur, "a expressão [latina] amicus curiae significa amigo da corte e serve para identificar alguém que pede para entrar em um processo do qual não é parte, mas cujo resultado pode influir em sua vida."
O que diz a LC 173/2020?
A Lei Complementar 173/2020 é um dispositivo que congela planos de carreiras e salários dos servidores da União, estados e municípios até dezembro de 2021, em troca de ajuda financeira do governo federal a estados e municípios para o combate ao coronavírus. Medida proíbe também concursos públicos para novos servidores.
Já foi aprovada?
A LC já passou pela Câmara e Senado. Nessas duas casas legislativas foi votado que algumas categorias do funcionalismo seriam poupadas do congelamento, como pessoal da saúde, policiais e educação. Mas o presidente Bolsonaro vetou e, a pedido do ministro Paulo Guedes, congelou o salário dos servidores. Continua, após o anúncio.
Como o piso nacional dos professores é afetado?
Em 2020, o piso foi reajustado em 12,84%. Se essa LC 173/2020 já estivesse valendo, correção seria no máximo de apenas 4,31%, que é a inflação de 2019. Ou mesmo zero.
O congelamento salarial imposto pelo presidente Bolsonaro ainda pode ser derrubado?
Sim. a LC 173/2020 ainda terá que ser apreciada novamente no Congresso Nacional e o congelamento pode cair. Continua, após o anúncio.
Para que serve a ação da CNTE?
A ação da CNTE serve exatamente para mostrar por dentro que a LC 173/2020 — em particular nos seus artigos 7º e 8º — é totalmente INCONSTITUCIONAL. Ou seja, os salários dos servidores — em particular o piso nacional do magistério — não podem ser congelados em nome de um suposto combate ao coronavírus.
Curta abaixo nossa página e receba atualizações sobre o desenrolar desse processo.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
Líder do governo na Câmara alterou a proposta original dos ministérios da Economia e Planejamento, o que pode diminuir os reflexos negativos do ajuste fiscal para os profissionais da educação
Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo
Com a proximidade do reajuste do magistério para 2025, gestores buscam manipular texto da lei para tentar burlar correção salarial. Especialista explica como deve ser.
Validade da lei, recursos, como deve ser aplicado, quem tem direito, expectativa de percentual para 2025 e outras questões
Tabela do Banco do Brasil mostra crescimento dos recursos, o que aponta para percentual de reajuste acima do praticado em 2024