CNTE exige que instituto divulgue com urgência as informações pendentes para evitar maiores prejuízos à educação básica do país
Cnte diz que proposta do Mec não altera nada no novo Ensino Médio
Para entidade, medida só favorece grupos privados que querem ganhar dinheiro com a reforma.
Educação | O novo Ensino Médio continua a gerar polêmicas em todo o Brasil. De tão ruim, professores, estudantes e pesquisadores do assunto dizem que o melhor é o governo Lula (PT) revogar a reforma. Dentro do Mec, contudo, há forte resistência em relação a isso.
O próprio ministro Camilo Santana (PT) é um dos que querem apenas "aprimorar" a medida. Por isso, lançou uma proposta que na prática não altera nada e só reforça os interesses de corporações que querem ganhar dinheiro com o projeto.
CNTE faz duras críticas
Diante do quadro, e da ideia lançada pelo Ministério da Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) critica duramente a cumplicidade dos dirigentes do Mec com a reforma e reitera que é preciso revogar o trambolho "educacional". Confira teor das críticas, após o anúncio.

A proposta do Mec...
No dia 8 deste mês, o ministro Camilo Santana publicou a Portaria nº 399/2023. Logo no artigo 1º, institui "a consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio".
e as duras críticas da CNTE
Diz a entidade, em seu portal (9):
"A consulta proposta pelo MEC, através da Portaria 399, de 08/03/2023, parte do pressuposto que a REFORMA SE MANTERÁ INALTERADA, estimulando a disputa de narrativas proposta por entidades privadas que financiam e se beneficiam da reforma do Ensino Médio. Assim sendo, ENTENDEMOS QUE A CONSULTA PÚBLICA lançada pelo MEC NÃO SE CONSTITUI em ESPAÇO e MÉTODO APROPRIADOS, SEGUROS e IDÔNEOS para debater unicamente uma parte do NEM [novo Ensino Médio], condizente à implementação de seus atos normativos." (Grifos nossos).
E continua:
"No mínimo, o MEC deveria revogar a Portaria 521/2021, que trata do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Esse seria um passo mais consistente em direção ao diálogo franco e propositivo sobre a reestruturação do Ensino Médio."
Continua, após o anúncio.
"A CNTE mantém posição pela revogação da Lei 13.415 [que criou o novo Ensino Médio], devendo, para tanto, o MEC criar grupo de trabalho em âmbito do Fórum Nacional de Educação, que reúne o conjunto das entidades representativas de diversos segmentos da educação brasileira, a fim de debater propostas de substituição à legislação aprovada em 2017 por meio de Medida Provisória."
Leia mais — para entender melhor o novo Ensino Médio
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes sobre educação
Isenção de IR para professor e União bancar 1/3 do piso do magistério | Resultado de enquetes
Maioria dos internautas votou favorável aos dois temas de interesses dos profissionais do magistério
Após aval do STF para privatização de escolas no estado de São Paulo, prefeitos e outros governadores podem querer ampliar projeto para todo o país; iniciativa, a médio prazo, fará com que servidor público desapareça dos estabelecimentos de ensino; professores e demais funcionários serão contratados precariamente pelo setor privado
"Estou muito, muito decepcionado, muito mesmo", disse um leitor do Dever de Classe, entre tantos que nos enviaram e-mails em todo o Brasil