"O representante da extrema direita será convocado a testemunhar sobre a sua responsabilidade em relação ao site em que foram publicados os documentos e resultados falsos sobre as eleições"
Extremistas que defendem varrer imigrantes de Portugal obtiveram forte apoio de brasileiros que vivem por lá
Domingo, às 23:59
Legenda de ultradireita Chega pulou de 12 deputados na legislatura atual para 48 nas eleições que ocorreram neste domingo, 10 de março.
Compartilhar matéria
Sabe aquela história do inseto que vota no inseticida? Pois foi o aconteceu neste domingo (10) nas eleições para o Parlamento de Portugal. A sigla extremista de ultradireita Chega pulou de 12 deputados na legislatura atual para 48 nas eleições que ocorreram neste domingo, 10 de março. Crescimento significativo se deu com forte apoio de imigrantes brasileiros que vivem por lá, apesar de o principal líder da agremiação — André Ventura — defender varrer todos os imigrantes do país.
Confira mais detalhes, após o anúncio.
Leia também:
- Direita tradicional e Partido Socialista têm empate técnico nas eleições de Portugal
- Brasileiros são os únicos estrangeiros que podem votar em Portugal
- Brasileira diz que pagou para ser discriminada por professora em Portugal
Segundo matéria no site DW (9):
"Apesar das críticas frequentes de Ventura à imigração e da disparada de denúncias de xenofobia contra brasileiros – os casos registrados subiram 833% de 2017 a 2022 – a comunidade brasileira com direito a voto em Portugal é parte da base eleitoral do Chega. No total, os brasileiros compõem de 4% a 8% dos moradores do país europeu, incluindo os imigrantes regularizados e irregulares e pessoas com dupla cidadania."
Segundo a BBC News Brasil, "quase 400 mil brasileiros vivem de forma legal em Portugal, segundo os dados da Agência para a Integração, Migração e Asilo do país divulgados em 2023. É a maior comunidade de imigrantes no país, representando 40% dos estrangeiros, e também a que tem mais direitos políticos: são os únicos que podem votar em todas as eleições, após um acordo diplomático assinado em 2001 — o que não acontece com cidadãos de outras nacionalidades."
Os que votaram neste domingo (10) no Chega estão literalmente brincando com fogo.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leia mais...
Ações violentas de extremistas somam 9.802 casos apenas no primeiro semestre de 2024
Decisão final do TSJ foi emitida nesta quinta-feira (22) e chavista terá novo mandato de 2025 a 2031