O que houve no 8 de janeiro de 2023 no Distrito Federal com a horda de bárbaros invadindo e depredando os prédios dos três poderes — mobilizados, financiados e "convidados" para a "festa da Selma" — pode ser considerado como o "resumo compacto do governo Bolsonaro..."
CPI para investigar sindicato é fascismo, contra os trabalhadores
Nenhum parlamentar pode investigar recursos financeiros de sindicatos. Os filiados a cada entidade é que o fazem - dentro de seus próprios estatutos. Todo apoio ao Sintep/MT e a sua direção.
Política | Era só o que faltava! Em Mato Grosso, pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) — feito no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado (ALMT) — foi aprovado para investigar a aplicação de recursos financeiros do sindicato dos/as trabalhadores/as em educação do Estado, o Sintep/MT, entidade filiada à CNTE. Informação está publicada no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (13). Um absurdo.
Do ponto de vista jurídico — ou da representação parlamentar — nenhum deputado pode investigar recursos financeiros de sindicatos. Os filiados a cada entidade é que o fazem — dentro de seus próprios estatutos.
Portanto, essa iniciativa canalha em Mato Grosso não passa de um ato fascista contra os trabalhadores, indistintamente. O que querem, na verdade, é tentar desmoralizar as representações sindicais para impor ainda mais arrocho e sofrimento à maioria do povo. Não passarão.
Continua, após o anúncio.
![Fascistas não podem ter ingerência sobre a organização dos trabalhadores. Imagem: Dever de Classe.](https://91a0d2558c.clvaw-cdnwnd.com/3c79772e6195bc5898e1615482d50f61/200002732-0e9a90e9ad/cpi%20contra%20%20os%20sindicatos%20%281%29-min%20%281%29.jpg?ph=91a0d2558c)
Sem base legal, só perseguição política
Trecho de nota da CNTE sobre a questão:
Além de ser um pedido totalmente desprovido de qualquer base legal, já que uma entidade sindical não lança mão de recursos públicos, o pedido e o apoio à criação dessa CPI revela mais sobre o atual estado de perseguição política que se instalou no país do que sobre o uso adequado dos recursos do sindicato, que somente a seus associados cabe fiscalizar. O Sintep é uma entidade de direito privado e toda a sua sustentação financeira é feita de forma autônoma por seus associados que a ele se filiam também de forma livre e espontânea.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre política
Isolados juntos, certamente também na cadeia
Plano para matar presidente Lula e mais duas autoridades não foi coisa de dois ou três militares de menor importância dentro das Forças Armadas
Luiz Eduardo Ramos chegou a despontar como um dos militares mais poderosos do governo Bolsonaro, mas foi excluído da trama de golpe por seus comparsas golpistas por não controlar a língua, diz colunista de O Globo