"Justiça" do Trabalho reconheceu que ele cometeu "faltas graves" que afastaram sua garantia de emprego por ser sindicalista.
Crime de gordofobia pode levar a pena de até cinco anos de prisão
Projeto de Lei do Deputado José Guimarães (PT-CE) prevê também multa aos infratores
Compartilhe!

rojeto de Lei (PL 1.786/22) do deputado José Guimarães (PT-CE) "inclui a discriminação ou preconceito em razão do peso corporal relacionado à obesidade — a gordofobia — na lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (7.716/89). Proposta está em análise na Câmara e foi destaque em matéria na Agência Câmara de Notícias (12/09/2024).
Leia também:
- PL altera Lei Maria da Penha para proteger mulher agredida no ambiente de trabalho
- Professor ganha na Justiça mais de R$ 9 mil em indenização por Abono de Férias de 45 dias
- R$ 25 MIL. Trans é indenizada por proibição de usar banheiro feminino
Na avaliação do parlamentar José Guimarães:
"A discriminação por excesso de peso pode ser vivenciada de maneiras diferentes, desde ofensas e ridicularização, falta de acessibilidade e atitudes preconceituosas em ambientes médico-hospitalares, instituições de ensino, meios de transporte, relacionamentos interpessoais e na mídia."
"Infelizmente, é grande o número de pessoas que não enxergam que atitudes, comentários ou piadas sobre a forma física do outro têm o poder de causar uma série de danos psíquicos para as vítimas, como depressão, ansiedade e até suicídio."
Penas previstas
"Pela proposta, praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito em razão do peso corporal relacionado à obesidade terá pena de reclusão de um a três anos e multa."
"Já impedir, por gordofobia, o acesso de alguém devidamente habilitado a qualquer cargo da administração direta, indireta ou em concessionárias de serviços públicos será punido com reclusão de dois a cinco anos. A mesma pena valerá para quem impedir a promoção funcional por esse motivo."
"Ainda conforme o projeto, negar ou ou obstar emprego em empresa privada por discriminação em razão do peso corporal será punido com reclusão de dois a cinco anos."
"A mesma pena valerá para quem, por motivo de gordofobia, deixar de conceder os equipamentos necessários ao empregado em igualdade de condições com os demais trabalhadores; impedir a ascensão funcional do empregado ou obstar outra forma de benefício profissional; ou proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salário."
Tramitação
"A proposta será analisada pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também pelo Plenário da Câmara."
"Para virar lei, o texto tem de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado."
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Mais recentes de Justiça:
Lista exposta pelo STF não mostra nome de nenhuma figura de relevância política ou econômica que possa ser considerada mandante do vandalismo em Brasília.
Grupo de trabalho foi instituído em janeiro pelo ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Estabelecimento de ensino demitiu injustificadamente o professor, após o mesmo voltar de licença médica. Decisão manda também reintegrar o educador e pagar salários do período em que esteve afastado injustamente.