Comentários explicativos sobre uso dos porquês
Muito bom para ajudar na compreensão do tema

Landim Neto, licenciado em Letras-Português, docente e editor do site
contato@deverdeclasse.org
Compartilhe
Não esqueça de deixar sua doação, para sempre ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo e ajudar a cobrir os custos do site!

Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt

Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes Landim Neto

Pix PagBank
contato@deverdeclasse.org
João Rosa Paes Landim Neto
Gabarito comentado sobre uso dos porquês. Acesse o teste AQUI, caso não tenha feito
01. Marque a INCORRETA:
XA. Ninguém sabe porquê ela faltou ao trabalho. (A é a Alternativa incorreta, que deve ser assinalada, pois porquê (junto e com acento) é usado quando aparece na função de substantivo, precedido geralmente do artigo "o". Exemplo: Ninguém sabe o porquê de ela ter faltado ao trabalho. Na questão, o correto é usar por que (separado e sem acento): Ninguém sabe por que ela faltou ao trabalho).
B. Não sei o porquê de tanta demora. (Correto, pois porquê (separado e com acento) é usado na função de substantivo, para indicar motivo, razão ou causa de alguma coisa. Veja: Não sei o porquê (motivo, causa, razão) de tanta demora. Geralmente, vem precedido do artigo definido "o",mas também pode vir precedido de pronome e numeral).
C. Porque quero um futuro melhor, estudo. (Correto, pois porque (junto e sem acento) é usado nas respostas ou explicações. No texto, há explicação sobre por que alguém estuda: "Estudo, porque quero um futuro melhor"). Observe que aí tem uma espécie de "pegadinha". Como está no início da frase, muitos podem achar que está errado, pois porque no início de frase deve vir separado e sem acento (por que). Não é assim: para vir separado e sem acento no início de frase, ela deve ser interrogativa, ou seja, vir com sinal de interrogação no final.
D. Ela anda meio radiante, mas ninguém sabe direito por quê. (Correto, pois por quê — separado e com acento se usa sempre no final de frases, podendo vir com ponto final, como neste caso, ou de interrogação ou exclamação: Ela anda meio radiante por quê? Ninguém sabe por quê!).
E. Não lembro mais de todos os lugares por que passei. (Correto, pois por que (separado e sem acento) é usado também quando puder ser substituído pelos termos "pelo qual" ou "pela" qual", incluindo o plural. Veja: Não lembro mais de todos os lugares por que (pelos quais) passei. / A razão por que (pela qual) me distanciei não interessa a ninguém).
02. Marque a CORRETA:
A. Porque você está assim de mau humor? (Incorreto, pois porque (junto e sem acento) não deve ser usado no início de perguntas. Pode ser usado no início de frases apenas quando se trata de uma resposta ou explicação, caso da alternativa C da primeira questão. Aqui, o correto é usar por que (separado e sem acento): Por que você está assim de mau humor?).
B. Ela amanheceu mal, por quê dormiu pouco. (Incorreto, pois por quê (separado e com acento) é usado geralmente no final de perguntas. O certo na questão é usar porque (junto e sem acento), pois trata-se de uma explicação).
C. Não sei porque ela amanheceu mal daquele jeito. (Incorreto, pois porque (junto e sem acento) é usado nas explicações e respostas. O correto aí é usar por que (separado e sem acento). Veja comentário da letra E da primeira questão).
D. Por quê faz tanto calor em várias partes do planeta? (Incorreto, pois por quê (separado e com acento) é usado no final de perguntas. O certo aí é usar por que (junto e sem acento).
XE. Não se sabe por que faz tanto calor em várias partes do planeta. (Letra E é a alternativa correta, que deve ser assinalada, pois por que (separado e sem acento) é usado no meio de frases, quando após ficarem subentendidos os termos "motivo" ou "razão". Veja: Não se sabe por que (motivo, razão) faz tanto calor em várias partes do planeta).
03. Todas estão corretas, EXCETO:
A. Por que há ainda tanta miséria no planeta? (O uso do por que (separado e sem acento) está correto, pois inicia uma frase interrogativa).
B. Você sabe por que há ainda tanta miséria no planeta? (Uso correto, pois trata-se também de frase interrogativa, e após esse "por que" (separado e sem acento) estão subtendidos os termos "motivo" ou "razão". Veja: Você sabe por que (motivo, razão) há ainda tanta miséria no planeta?).
C. Há tanta miséria ainda no planeta por quê? (Uso correto, pois o por quê (separado e com acento) é usado no final de frases interrogativas).
XD. Por que poucos controlam muita riqueza, há ainda muita miséria no planeta. (Esta é a alternativa que deve ser assinalada, pois "por que" (separado e sem acento) está usado indevidamente. O correto aí é usar porque (junto e sem acento), pois inicia uma explicação ou resposta a uma pergunta indireta. Veja: por que há ainda muita miséria no planeta? Porque poucos controlam muita riqueza).
E. Há ainda muita miséria no planeta, porque poucos controlam muita riqueza. (Uso correto, pois o porque (junto e sem acento) inicia uma explicação).
04. Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase: Não fui ao trabalho __________ acordei muito cansado.
A. por quê (não adequado, pois deve ser usado em fim de frases interrogativas).
B. por que (não adequado, pois deve ser usado no início de frases interrogativas).
C. porquê (não adequado, pois deve ser usado na função de substantivo, precedido do artigo "o").
XD. porque (alternativa a ser assinalada, pois inicia uma explicação ou resposta. Veja: Por que não fui ao trabalho? Porque acordei cansado).
05. Marque a alternativa mais adequada para o uso dos porquês no enunciado: "Não gosto de gente que fala mal dos outros para mim. E por que não gosto? Não gosto porque certamente também falam mal de mim para os outros."
A. O primeiro está usado incorretamente, pois deveria vir com acento. Já o segundo está usado de forma correta. (Inadequada, pois o primeiro por que (separado e sem acento) está usado corretamente).
B. Os dois estão usados de forma incorreta. (Inadequada, pois ambos estão usados corretamente).
xC. Os dois estão usados corretamente. O primeiro é uma frase interrogativa e após dele estão subentendidas as palavras motivo ou razão. Quanto ao segundo, inicia uma explicação ou resposta. (Alternativa correta, pois as justificativas do enunciado estão de acordo com as normais de uso dos dois porquês).
D. Apenas o primeiro está usado corretamente. (Inadequada, pelas razões contidas do enunciado da alternativa correta, C).
E. Os dois estão usados corretamente, sendo que o segundo tem a função de substantivo, por isso está junto e sem acento. (Inadequada, pois o segundo porque — junto e sem acento — não tem a função de substantivo).
06. A forma "porquê" (junto e com acento) é usada quando:
A. Inicia uma frase interrogativa. (Inadequada, pois frases interrogativas são iniciadas com por que — separado e sem acento).
B. Finaliza uma frase interrogativa. (Inadequada, pois frases interrogativas são finalizadas com por quê — separado e com assunto).
C. Inicia uma explicação ou resposta. (Inadequada, pois explicações ou respostas são iniciadas com porque — junto e sem acento).
xD. Está na função de substantivo e vem precedido do artigo "o". (Alternativa correta, pelo que diz o próprio enunciado).
E. Após estiverem subtendidas as palavras "motivo" ou "razão". (Inadequada, pois nesse caso o correto é usar por que — separado e sem acento).
07. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no enunciado: "Você fez isso ________ ? Fiz _______ quis."
A. porque/porquê (inadequada, pois o primeiro porque — junto e sem acento é usado em respostas ou explicações, e o porquê — junto e com acento é usado na função de substantivo, precedido geralmente do artigo "o").
B. por que/por quê (inadequada, pois por que — separado e sem acento é usado no início de frases interrogativas ou quando após ele estiverem subtendidas as palavras "motivo" ou "razão", e o segundo é usado no final de frases interrogativas).
C. por quê/por que (inadequada, pelos mesmos motivos abordados sobre esses dois porquês na alternativa B).
xD. por quê/porque (alternativa correta, a ser assinalada, pois por quê — separado e com acento é usado no final de frases interrogativas, e porque — junto e sem acento é usado nas respostas ou explicações).
E. porquê/por quê (inadequada, pois porquê — junto e com acento é usado na função de substantivo, e por quê — separado e com acento é usado no final de frases interrogativas).
08. Assinale a correta:
A. Porquê fará sol, irei à praia. (Inadequada, pois o enunciado é uma explicação sobre por que "irei à praia". Logo, o correto seria usar porque — junto e sem acento).
B. Você irá à praia porquê? (Inadequada, por no final de frases interrogativas usa-se por quê — separado e com acento).
C. Gosto da praia, por que me acalma bastante. (Inadequada, pois por que — separado e sem acento deve ser usado no início de frases interrogativas ou quando após ele estiverem subtendidos os termos "motivo" ou "razão").
D. Por quê você não gosta da praia? (Inadequada, pois no início de frases interrogativa usa-se por que — separado e sem acento).
xE. Só eu sei os porquês de gostar tanto de praia. (Alternativa correta, pois "porquês" aí está usado na função de substantivo, precedido do artigo "o" no plural).
09. Todas estão corretas, EXCETO:
A. Ela deixou tudo para trás, porque não aguentava mais uma vida de mesmice. (Porque — junto e sem acento usado corretamente, pois inicia uma explicação).
B. O porquê de deixar tudo para trás só a ela interessa. (Porquê — junto e com acento usado corretamente, pois funciona como substantivo, precedido do artigo "o").
C. Ninguém sabe por que ela decidiu deixar tudo para trás. (Por que — separado e sem acento usado corretamente, pois após o mesmo estão subtendidas as palavras "motivo" ou "razão").
D. Por que você decidiu deixar tudo para trás? (Por que — separado e sem acento usado corretamente, pois inicia frase interrogativa).
xE. Você decidiu deixar tudo para trás porquê? (Alternativa a ser assinalada, pois porquê — junto e com acento não deve ser usado no final de frases interrogativas. O porquê a ser usado aí é por quê — separado e com acento).
10. Assinale a alternativa que preenche a lacuna no enunciado: "Não vale a pena remoer o passado, _________ o passado não volta mais."
A. porquê (inadequada, pois porquê — junto e com acento tem função de substantivo, precedido de artigo determinante, algo que não se encaixa no enunciado).
B. por que (inadequada, pois por que — separado e sem acento deve ser usado no início de frases interrogativas. No meio, apenas quando após estiverem subentendidos os termos "motivo" ou "razão" ou quando puder ser substituído por "pelo qual" ou "pela qual", incluindo o plural destes termos).
xC. porque (alternativa a ser assinalada, pois porque — junto e sem acento é usado nas explicações ou respostas, algo que se encaixa com o enunciado da questão. Veja: Por que "Não vale a pena remoer o passado?" Porque o passado não volta mais).
D. por quê (inadequada, pois por quê separado e com acento é usado no final de frases interrogativas).
Anúncio
Compartilhe!
Não esqueça de deixar sua doação, para sempre ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo e ajudar a cobrir os custos do site!

Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt

Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes Landim Neto
