Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Saiba quem tem direito ao abono do Fundeb e indenização do Fundef
O que são esses benefícios? Quem tem direito? Aposentado pode receber?Quando será pago? É obrigatório para estados e municípios?
Educação | Temos recebido muitas mensagens com perguntas sobre quem de fato tem direito ao abono do Fundeb e à indenização do Fundef. Embora da mesma esfera da Educação Básica Pública, direitos têm algumas diferenças. Após o anuncio, tire dúvidas mais frequentes sobre os mesmos.
Abono do Fundeb
O que é? É oriundo de sobras desse fundo e tem de ser pago toda vez que, no mínimo, 70% dos recursos não forem totalmente gastos com pagamento regular do magistério durante o ano.
Qual o percentual a ser pago? Do que sobrar dos 70%, 100% devem ser rateados e pagos como abono aos educadores. Obrigatório.
Quem tem direito? Todos os professores, pessoal de apoio à docência em efetivo exercício durante o ano em que as sobras ocorrerem, ou seja, quando os 70% não forem totalmente gastos, e o corpo técnico-administrativo da Educação Ver de forma detalhada aqui e aqui.
Aposentado recebe? Não. Embora mantenham paridade com os ativos, são pagos com recursos de previdências próprias, isto é, sem dinheiro do Fundeb, pelo menos em tese. Continua, após o anúncio.
Valor é igual para todos? Tradição onde esse abono tem sido pago é que todos recebem o mesmo valor, geralmente de uma vez só.
Tem base legal? Sim. Como sobra é só parte de salário não pago durante o ano, abono é legal. E deve inclusive ser pago com juros e correção monetária. Leia aqui e aqui.
O que deve ser feito para evitar sobras de recursos? Atualizar planos de carreira e aumentar os salários dos profissionais do magistério. Esta é a orientação do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Enquanto isto não for feito e existirem sobras, estas devem ser devolvidas como abono aos educadores.
- Para maiores esclarecimentos, procure orientação em seu sindicato.
Continua, após o anúncio.
Indenização do Fundef
O que é? É oriunda de repasses a menos feitos a estados e municípios no período de 1997 a 2006. Verbas viraram precatórios ganhos na Justiça por prefeitos e governadores.
Qual o percentual a ser pago? Do que cada ente receber, no mínimo 60% devem ir para os profissionais da Educação. Obrigatório.
Quem tem direito? Todos os que provarem efetivo exercício na docência ou em seu apoio durante o período citado acima, inclusive aposentados, pensionistas ou herdeiros. Veja de forma detalhada aqui. Continua, após o anúncio.
Aposentado recebe? Sim, mas apenas os que provarem que estavam no período citado na resposta da primeira questão. Quem se aposentou antes de 1997 não recebe.
Valor é igual para todos? Não. Cada um recebe de acordo com o tempo trabalhado durante o período citado na resposta da primeira questão.
Tem base legal. Sim. Como dito na primeira questão, recursos são oriundos de decisões judiciais. E os 60% do magistério já foram aprovados na Câmara. Leia aqui.
O que deve ser feito para evitar indenizações desta natureza? Em relação ao antigo Fundef, não há mais o que fazer, pois foi extinto. Agora, só resta pagar o que prefeitos e governadores ganharam na Justiça. Daqui para frente, Governo Federal deve evitar fazer repasses a menos a estados, Distrito Federal e Municípios.
- Para maiores esclarecimentos, procure orientação em seu sindicato.
Continua, após o anúncio.
Quinze matérias para você entender ainda melhor a questão:
- CNTE mostra quem tem direito a rateio de sobras do Fundeb em 2021
- Especialista explica que abono ao professor(a) não é sobra do Fundeb
- Saiba quem tem direito aos precatórios do Fundef
- Veja o que muda para os professores após aprovação da Pec do Calote e PL 10880/18
- Professores poderão receber R$ 54 bilhões em indenizações do Fundef
- "Abono ao docente deve ser pago com juros e correção monetária", diz jurista
- Governos devem mostrar dados oficiais sobre Fundeb 2021
- TCU mostra valores de precatórios do Fundef recebidos pelos estados
- Sindicato esclarece sobre sobras do Fundeb e abono ao professor
- Nova consulta ao BB indica mais sobras do Fundeb para os docentes
- CNTE confirma que sobras do Fundeb devem ser pagas aos professores
- O novo Fundeb e o pagamento de salário e abono ao professor
- Se não paga como salário, tem de devolver como abono
- Abono de R$ 10 mil aos professores e o que fazer com sobras do Fundeb
- Fundeb em alta; sobras devem ir em forma de abono aos professores
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicação é de responsabilidade do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) e dialoga com trabalho e ensino, mas também com as áreas da cidadania, artes, saúde e cultura. Sua equipe de colaboradores é de altíssimo nível. Conta com o peso-pesado Ricardo Antunes e outros e outras de mesma grandeza intelectual. Confira a bem produzida versão...