Grupo Folha, que envolve o PagBank, lançou neste domingo (17) mais três matérias onde sugere demissão e/ou corte salarial para 90% do funcionalismo
Relatório mostra que há dinheiro para reajuste do magistério
Relatório de Gestão Fiscal do Tesouro Nacional revela que estados não gastam nem o percentual mínimo imposto pela LRF para pagar o funcionalismo como um todo.
Economia | Relatório de Gestão Fiscal do Tesouro Nacional revela que estados não gastam sequer o percentual mínimo imposto pela LRF com pagamento de pessoal como um todo. Isto põe por terra o discurso de prefeitos e governadores em relação ao piso do magistério. Todo ano — logo que é divulgado o novo piso da categoria — alegam (dentre outras mentiras) que não podem cumprir porque "já estão nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E o que reza essa legislação (Lei Complementar 101/2000) em termos de salários de servidores?
Confira o que está em cartilha explicativa do Tesouro Nacional e, ao final da matéria, confira também o Relatório que mostra como os gestores estão longe de ultrapassar os limites da LRF.
A LRF determina dois limites distintos para os gastos com pessoal no setor público:
- 50% da RCL para a União;
- e 60% da RCL para Estados e Municípios.
- RCL = Receita Corrente Líquida.
Continua, após o anúncio
Na esfera estadual, o limite de 60% será repartido da seguinte forma:
- 2% para o Ministério Público;
- 3% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Estado;
- 6% para o Judiciário; e
- 49% para o Executivo.
Na esfera municipal, o limite de 60% será assim repartido:
- 6% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Município, quando houver;
- e 54% para o Executivo.
Na esfera Federal, o limite será de 50% da RCL, assim dividido:
- 40,9% para o Executivo;
- 6% para o Judiciário;
- 2,5% para o Legislativo;
- e 0,6% para o Ministério Público.
Após o anúncio, confira o relatório e veja como estados não estão ultrapassando o limite que dizem ultrapassar para burlar o reajuste dos professores.
Observe que o limite de 60% com pessoal que estados podem gastar com os três poderes só foi ultrapassado pelo Rio Grande do Norte, em 2019, ainda assim em 0,56%. Quanto ao limite de 49% que o Poder Executivo pode usar para salários de servidores, quase todos não andaram nem perto de atingir.
Portanto, é falso que o não cumprimento do reajuste do magistério se dê porque os estados estão no "limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes sobre economia
Matéria se refere a direito como "ponto fora da curva" e "deformação na máquina pública", e sugere que professor(a) não deve ter, por não ser carreira típica do Estado; jornalão ataca também enfermeiros e pessoal administrativo
A PEC 66/2023 aniquila aposentados e atinge também os da ativa. A PEC 32/2020 acaba, na prática, com o perfil que se conhece no Brasil como servidor público, em particular os da Saúde e Educação.