"O representante da extrema direita será convocado a testemunhar sobre a sua responsabilidade em relação ao site em que foram publicados os documentos e resultados falsos sobre as eleições"
Brasileiros são os únicos estrangeiros que podem votar em Portugal
Direito é resultado de acordo diplomático assinado em 2001 — o que não acontece com cidadãos de outras nacionalidades.
Compartilhar matéria
Domingo, às 09:50
Nas eleições deste domingo para o Parlamento de Portugal — Assembleia da República —, 230 cadeiras estarão sendo disputadas. Quem obtiver 116 (50,43%) conquista o direito de indicar o Primeiro-Ministro para substituir António Costa, do PS (Partido Socialista).
Brasileiros
Segundo a BBC News Brasil, "quase 400 mil brasileiros vivem de forma legal em Portugal, segundo os dados da Agência para a Integração, Migração e Asilo do país divulgados em 2023. É a maior comunidade de imigrantes no país, representando 40% dos estrangeiros, e também a que tem mais direitos políticos: são os únicos que podem votar em todas as eleições, após um acordo diplomático assinado em 2001 — o que não acontece com cidadãos de outras nacionalidades."
Continua, após o anúncio.
Leia também:
- Palestina: após "ajuda humanitária" dos EUA matar cinco, UE anuncia apoio marítimo
- Suécia se torna o 32º membro da OTAN
- ONU sugere que Israel comete crimes de guerra ao enviar civis para colonizar Cisjordânia
- Israel aumenta terrorismo contra palestinos
- Quantas crianças são mortas na Palestina enquanto escrevo este artigo?
- É canalhice citar holocausto para tentar justificar massacre contra palestinos
Partidos
Segundo o site Poder 360 (10), "o principal adversário do PS é a AD (Aliança Democrática), coligação formada por PSD (Partido Social Democrata), CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e PPM (Partido Popular Monárquico). É liderada pelo social-democrata Luís Montenegro."
Leia também:
Portal também que, para o cientista político português José Adelino Maltez, "a diferença desta eleição para a de 2022 é o "aparecimento do Chega [partido de direita] como uma 3ª força política", algo que alterou "completamente" o cenário político".
O Dever de Classe espera que os brasileiros tenham juízo e não votem no Chega, pois uma das principais bandeiras dessa sigla é expulsar os imigrantes.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leia mais...
Ações violentas de extremistas somam 9.802 casos apenas no primeiro semestre de 2024
Decisão final do TSJ foi emitida nesta quinta-feira (22) e chavista terá novo mandato de 2025 a 2031