E o salário [dos professores], Ó!!!

23/03/2024

O inventivo e talentoso humorista Chico Anysio, criador do querido Professor Raimundo, faleceu em 23 de Março de 2012. Sempre estará presente. É o tipo de mestre que a gente sempre vai lembrar.

Sábado, 12:08

Compartilhe!

O talentoso humorista cearense Chico Anysio faleceu em 23 de Março de 2012, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro. É de sua cabeça inventiva um sem número de personagens, como: 

  • Pantaleão (caçador aposentado e contador de histórias falsas); 
  • Alberto Roberto (ator caricato com excesso de estrelismo); 
  • Azambuja (ex-jogador de futebol e trapaceiro);
  • Painho (pai-de-santo homossexual);
  • Baiano (sátira ao cantor Caetano Veloso); 
  • Justo Veríssimo (político corrupto que odeia pobre); 
  • Canavieira (também político corrupto e ex-prefeito de Chico City);
  • Coalhada (jogador de futebol perna de pau); 
  • Neyde Taubaté (apresentadora do telejornal "Jornal do Lobo")... 

E uma longa reticência que, ao final, dá 209 personagens. O Professor Raimundo, primeira criação de Chico, é um dos mais queridos e lembrados até hoje. Mesmo após a morte do famoso artista do Ceará, continuou a ser representado por Bruno Mazzeo, filho do humorista. Ultima aparição da Escolinha na TV foi em 10 de janeiro de 2021.

O espaço da Escolinha do Professor Raimundo, como não poderia deixar de ser, é uma sala de aula. Nela, personagens os mais esquisitos. Seu Boneco (Lug de Paula), era o aluno esfomeado que relacionava tudo o que era perguntado a comida. Dona Bela (Zezé Macedo), encarna uma moça pudica que dava chiliques quando alguém fazia uma piadinha de duplo sentido e, revirando os olhos, sempre repetia, "Só pensa… naquilo!" E Rolando Lero (Rogério Cardoso), o enrolão que sempre tentava induzir o professor a responder as próprias perguntas que fazia. Ficou famoso com o bordão: "Captei! Captei vossa mensagem, amado mestre!".

Toda vez que Rolando Lero era chamado, nunca conseguia responder corretamente nada do que lhe era perguntado. Pelo contrário. Aí o professor Raimundo escalava Ptolomeu (Nizo Neto, filho de Chico) para esclarecer a questão. Ptolomeu era o CDF da turma.

Como alunos da Escolinha do Professor Raimundo há também, entre muitos outros, o esquisitíssimo Zé Bonitinho (Jorge Lorêdo) que, apesar de não ser nada bonitinho, conquistava todas as mulheres. E Marina da Glória (Tássia Camargo), uma das cobiçadas da sala. Era protegida do professor e, quando chamada, levava principalmente a macharada ao delírio, ao atender de forma dengosa e com sua frase feita: "Chamou, chamou?"

O professor Raimundo, por sua vez, era um homem paciente. Talvez porque na sala de aula que ele criou não tivesse nenhum aluno agressivo, bem ao contrário da realidade da ampla maioria das escolas públicas e privadas no Brasil.

Além disso, era muito culto e dotado de grande carisma. Após uma maratona de aulas com seus problemáticos discípulos, sempre terminava com a frase, famosa até hoje: "E o salário [dos professores], Ó! Certamente terminava assim para denunciar os baixos salários que, regra geral, continuam a ser pagos aos profissionais do magistério da Educação Básica de todo o país.

Chico Anysio, presente! É o tipo de mestre que a gente sempre vai lembrar.

Compartilhe!

Tópicos relacionados:


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Mais recentes do tópico Cultura

"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"


Destaques no Brasil e no mundo...

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade