Evite erros crassos ao usar ou não a vírgula
25/02/2020
COMPARTILHE!
Saber usar a vírgula é essencial para quem quer fazer uma boa redação.
Publicidade
Imagem: arquivos Webnode
DPR | É muito difícil escrever um texto, pequeno que seja, sem ter que a usar a vírgula. Saber empregá-la corretamente, portanto, é essencial para quem quer fazer uma boa redação. Após o anúncio, algumas dicas básicas sobre o tema.
Leia também:
Use a vírgula para:
- Separar elementos de mesmo valor sintático: Comprei laranjas, mangas, bananas, uvas e melancias. Observe que, caso não use a vírgula entre os termos, cria-se uma espécie de nova palavra composta: Comprei laranjas mangas. Existe algum tipo de laranja manga? Se não existe, a vírgula torna-se obrigatória para separar os dois termos.
- Separar elementos de funções sintáticas diferentes, como por exemplo nos vocativos e apostos: Cadê você, Maria? (vocativo). Pelé, o rei do futebol, é o jogador mais conhecido do mundo.
- Indicar a ausência do verbo, que está subtendido na oração. Eu gosto de política. Marina, não. A vírgula neste caso substitui a forma verbal gosta.
- Separar orações coordenada assindéticas, isto é, as que vêm sem conjunção. Arrumei a sala, escolhi um filme, comprei pipoca e chamei uns amigos para o deleite. Observação: oração coordenada é aquela que não precisa de outra oração para ser compreendida, ou seja, mantém independência em relação às demais no contexto em que aparece. Observe no exemplo citado que, para que se entenda o sentido da primeira oração (Arrumei a sala), não é preciso ler a segunda ou as outras duas.
- IMPORTANTE (quinta dica): Nunca use a vírgula para separar o sujeito e o predicado numa oração. O craque fez um golaço na partida. (certo). O craque, fez um golaço na partida. (errado).
- ATENÇÃO: Nos casos em que o sujeito é oracional, ou seja, uma oração, é permitido o uso da vírgula. Quem ama, cuida.
Se gostou, compartilhe!
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Você também pode gostar destas
Os termos confundem, por causa da pronúncia e semelhanças na escrita. "Tem haver", contudo, não existe na língua portuguesa.
Mas, más ou mais? Saiba como usar...
01/05/2024
É preciso cuidado para não confundir. Faça o teste ao final da matéria.
Como conectar as várias partes de um texto
24/03/2023
Texto coeso ajuda o leitor a seguir facilmente o fluxo de ideias de um parágrafo para outro.
O uso de termos repetitivos torna sua produção escrita ou falada mais pobre e enfadonha.
Separar as ideias é o principal fator que ajuda a dar clareza a uma redação.