Dado, segundo leitor do Dever de Classe, seria do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professor Heleno Araújo; confira prints na matéria
Aconteceu em 25 de janeiro
Destaque para a morte de Al Capone, famoso gangster norte-americano, fundação da cidade de São Paulo, Carlos Lamarca, independência da Ucrânia em relação à Rússia Bolchevique e outros importantes acontecimentos.
Túnel do Tempo | 25 de janeiro — alguns fatos relevantes:
em 1554
Doze padres jesuítas — entre eles Manuel da Nóbrega e São José de Anchieta — fundam a cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome. São Paulo é a maior metrópole do País, da América Latina (dado de 2022), e uma das maiores do mundo. O baiano Caetano Veloso a homenageou com a música Sampa, que tem versos belíssimos, como: "Alguma coisa acontece no meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João..."
em 1947
em 1927
Nasce Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Jobim continua a ser um dos mais prestigiados músicos brasileiros e um dos criadores da Bossa-Nova, importante movimento cultural e artístico do País, surgido no final dos anos 1950. É de sua autoria uma das músicas mais conhecidas do Brasil no exterior: "Garota de Ipanema". Fez parcerias com outros gigantes da cultura nacional, como Vinícius de Morais, com quem compôs, entre outras, "Ela é Carioca". Tom Jobim morreu em 8 de dezembro de 1994, no Hospital Mount Sinai, em Nova York, EUA.
em 1890
Foi assinado o Tratado de Montevidéu, cujo objetivo era tentar solucionar a chamada Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina.
Continua, após o anúncio.
em 1980
Madre Teresa é homenageada com o maior prêmio civil da Índia, o Bharat Ratna.
em 1918
A Ucrânia declara a sua independência da Rússia bolchevique. No início da Guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, Vladimir Putin fez menção ao esse fato e insinuou que Lenin — arquiteto da Revolução Russa de 1917 — errou ao permitir tal independência.
em 1969
O capitão do Exército Brasileiro — Carlos Lamarca — deserta para lutar contra a ditadura militar no Brasil, então no auge. Leva consigo dez metralhadoras e 63 fuzis. Lamarca costumava terminar seus escritos com as seguintes frases: "Ousar lutar, ousar vencer". Considerado traidor das Forças Armadas e da pátria pelos militares golpistas, o capitão foi metralhado e morto por integrantes da "Operação Pajuçara", em Ipupiara, no interior da Bahia. Tinha apenas 34 anos.
Fontes: pesquisas em sites especializados na internet
Siga nossas redes sociais e receba atualizações!
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Mais recentes
No embate contra gestores caloteiros, entidades sindicais precisam usar vários tipos de recursos, todos imprescindíveis para que direito do magistério seja cumprido
Discussão tratou do cumprimento do piso do magistério e outros assuntos relacionados, com vistas a tornar a carreira docente mais atrativa no país