Crescimento recorrente nos recursos deve impactar positivamente no reajuste do magistério em 2025
Recursos do Fundeb devem ser preservados no Senado
Senador Paulo Paim (PT-RS) disse que fará todos os esforços para que o principal fundo da educação fique fora do arcabouço fiscal.
Fundeb/Fundef | Aprovado na Câmara, o novo arcabouço fiscal do governo Lula (PT) foi piorado pelos deputados federais e incluiu o Fundeb nos limites de gastos do governo federal. Na prática, isto significa que os recursos do principal fundo de financiamento da educação podem rarear, o que comprometeria transporte e merenda escolar, livros didáticos e até o piso nacional dos professores. "Limitação de recursos será uma desculpa a mais para que prefeitos e governadores digam que não têm dinheiro para reajustar salários dos profissionais da educação" diz o economista Luiz C Vilanova, consultado pelo Dever de Classe.
Senado pode reverter situação
Mas nem tudo está perdido. Senado pode modificar decisão da Câmara e preservar os recursos do Fundeb. O senador Paulo Paim (PT-RS) é um dos principais defensores da retirada desse fundo dos limites do tal arcabouço fiscal.
Continua, após o anúncio.
Fundeb preservado
Segundo matéria no portal da CNTE:
"O relator do projeto do novo marco fiscal no Senado, Omar Azis (PSD-AM), disse que vai retirar o Fundeb dos limites de gastos do arcabouço fiscal.
A decisão foi compartilhada na tarde desta quinta-feira (15) pelo senador Paulo Paim (PT-RS), durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Segundo ele, a nova forma de cálculo para o pagamento do Fundo Constitucional do Distrito Federal também deixará de fazer parte do arcabouço fiscal.
Apesar de dizer que ainda não é uma vitória, Paim considera que o anúncio é fruto da mobilização de todos que trabalharam por esta causa. "O senador Omar Aziz disse que conversou com o deputado Arthur Lira (PP-AL) sobre isso e que, segundo ele, recebeu a proposta com tranquilidade", explicou Paim."
Doe qualquer valor e ajude esta página a se manter no ar.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leia mais...
Outubro marca continuidade de alta no Fundeb
Na comparação com setembro, maioria dos entes teve crescimento de recursos
Números indicam que poderá haver sobras de recursos para abono em dezembro
Em Pernambuco, por exemplo, crescimento chegou a 16,58%, e no Amapá a 22,33%; confira todos os estados, a partir de tabela geral do Banco do Brasil do mês de setembro