O que houve no 8 de janeiro de 2023 no Distrito Federal com a horda de bárbaros invadindo e depredando os prédios dos três poderes — mobilizados, financiados e "convidados" para a "festa da Selma" — pode ser considerado como o "resumo compacto do governo Bolsonaro..."
Dilma mostra diagnóstico do genocídio contra os Yanomami
570 crianças mortas, cobiça de garimpeiros e descaso de Jair Bolsonaro, responsável pelo genocídio: eis a geografia do terror em Roraima — apontada pela ex-presidente.
Política | Em sua conta no Twitter (22), a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) se manifestou sobre o genocídio contra os Yanomami e disse que o crime tem provas, motivação e autor, numa dura e necessária denúncia contra o fujão Jair Bolsonaro, foragido nos EUA.
Diz a ex-presidenta:
"O genocídio Yanomami tem provas — 570 crianças desta etnia morreram de fome e de contaminação por mercúrio. Tem motivação — a cobiça de garimpeiros que invadiram suas terras. E tem autor — Jair Bolsonaro, que defendeu a invasão e negou assistência médica aos indígenas."
Continua, após o anúncio
O tuíte de Dilma
O genocídio Yanomami tem provas – 570 crianças desta etnia morreram de fome e de contaminação por mercúrio. Tem motivação – a cobiça de garimpeiros que invadiram suas terras. E tem autor – Jair Bolsonaro, que defendeu a invasão e negou assistência médica aos indígenas.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) January 22, 2023
Lula também se manifestou
Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro.
— Lula (@LulaOficial) January 22, 2023
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/Hv5vrYw477
O que diz Boulos sobre a questão
Pelo menos 99 CRIANÇAS do povo Yanomami morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região, de acordo com relatório do Ministério dos Povos Indígenas. Alguém honestamente ainda acha que é exagero dizer que Bolsonaro deliberadamente matou?
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 21, 2023
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre política
Isolados juntos, certamente também na cadeia
Plano para matar presidente Lula e mais duas autoridades não foi coisa de dois ou três militares de menor importância dentro das Forças Armadas
Luiz Eduardo Ramos chegou a despontar como um dos militares mais poderosos do governo Bolsonaro, mas foi excluído da trama de golpe por seus comparsas golpistas por não controlar a língua, diz colunista de O Globo