A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
Citado por Renato Russo na canção "Eduardo e Mônica, Godard faleceu em setembro do ano passado e é considerado um dos maiores gênios do cinema, autor de sucessos como O Desprezo e O Demônio das Onze Horas. Homenagem na Cinemateca de Cuba iniciou sábado (21) e vai até o dia 29 deste mês.
Cultura | Segundo o portal Prensa Latina (21), a Cinemateca de Cuba — localizada em Havana — iniciou dia 21 deste mês (sábado) um ciclo de exibição de filmes em homenagem ao renomado cineasta francês Jean-Luc Godard, falecido em 13 de setembro do ano passado. Apresentações vão até dia 29 próximo.
Citado por Renato Russo na canção "Eduardo e Mônica", Godard faleceu em setembro do ano passado e é considerado um dos maiores gênios do cinema, autor de sucessos como O Desprezo e O Demônio das Onze Horas.
O trecho onde Russo cita Godard mostra contrastes de maturidade cultural e intelectual entre as personagens Eduardo e Mônica, sendo esta apresentada como mais antenada que seu parceiro:
Voltando mais diretamente ao cineasta novamente, o Prensa Latina destaca também que Godard — segundo a crítica de cinema — "foi um dos membros mais influentes do movimento conhecido como New Wave e se caracterizou por sua acidez crítica e pela poesia de suas imagens. Cultivou um cinema criativo, de vanguarda, mas acessível como um todo."
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Jean-Luc Godard tem vasto histórico de criação. Dirigiu um total de 131 obras, entre documentários, videoclipes, séries de televisão, longas ou curtas-metragens, de acordo ainda com levantamento do Prensa Latina.
Viver a Vida (1962);
O Desprezo (1963);
O Demônio das Onze Horas (1965); e, dentre outras
O Desprezo (1963) e Alphaville (1965).
Não é por acaso que a Mônica — criada pelo também genial Renato Russo — preferia ver um filme de Godard a ir a uma lanchonete com Eduardo, o seu parceiro.
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"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"
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