Luiz Eduardo Ramos chegou a despontar como um dos militares mais poderosos do governo Bolsonaro, mas foi excluído da trama de golpe por seus comparsas golpistas por não controlar a língua, diz colunista de O Globo
'Guarimberos' golpistas não vão triunfar na Venezuela
Inconformados com a derrota para Maduro, grupos de arruaceiros capitaneados pela fascista Corina Machado tentam desestabilizar o país. Não passarão.
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
nconformados com a derrota para Nicolás Maduro nas eleições de domingo (28) na Venezuela, grupos de arruaceiros capitaneados pela fascista Maria Corina Machado vão às ruas para tentar desestabilizar o país. O filme é velho e o roteiro é antigo. Bando desse mesmo tipo (conhecido como "guarimberos") faz isso desde o final dos anos 1990, quando Hugo Chávez assumiu o governo venezuelano.
Corina Machado, por sua vez, é uma fora da lei e capitã do mato a serviço dos EUA. Seu objetivo com os atos violentos é tentar anular na marra o processo eleitoral, para que seu candidato fantoche fracassado nas urnas — Edmundo González Urrutia — assuma o governo e entregue as enormes reservas de petróleo venezuelano aos estadunidenses. Não passarão.
Modus operandi
Segundo matéria no site Opera Mundi:
"Maduro disse que já conhece o "modus operandi" de como a direita atua no país, recordando o golpe de 2002 contra o então presidente Hugo Chávez e em outros episódios em que a oposição buscou insurreições golpistas após perder eleições.
Segundo ele, a direita fez o "possível para que as eleições fossem suspensas", afirmando que, na véspera da eleição, grupos atacaram dois pontos estratégicos do sistema elétrico para provocar um apagão."
"O plano era conhecido antes, durante e depois do 28 de julho, porque a extrema direita fez todo o possível para um cenário violento de sabotagem avançada de serviços públicos como a eletricidade e provocando a suspensão das eleições", disse.
Na noite de segunda, o governo disse que mais de 100 ataques foram registrados, sendo alvos as instituições, pontos de bloqueios, contra estátuas e políticos chavistas.
"Em grande parte, são grupos criminosos com ordens precisas de onde atacar. Estão tentando aproveitar este ponto para iniciar uma escalada de guarimba e não vamos permitir isso", frisou Maduro.
Guarimbas
As guarimbas são protestos usados principalmente pela oposição venezuelana que envolve a construção de barricadas nas ruas ou bloqueios de estradas e outras formas de ações violentas.
Para Maduro, por trás do plano da direita "estão os gringos": "sempre estiveram. Antes, durante e depois de [Juan] Guaidó. Made in USA. São planos e este plano foi trabalhado por eles. Utilizar o processo eleitoral para prejudicar vocês. Vivem do dano permanente. Esse grupo é um grupo fascista, uma contrarrevolução violenta, fascista e criminosa".
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.
Especialista diz que o capitão é imaturo emocionalmente e não sabe lidar com contradições, o que é péssimo para um ser humano que está na iminência de perder a liberdade
Nos anos 1990, o capitão já defendia morte de 30 mil civis, entre os quais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente, a partir de agora, terá de provar o impossível, ou seja, que é inocente, e cadeia é o seu fim mais certo, com pena que tende a não ser pequena
Para Maércio Maia, governador Rafael Fonteles (PT) deve repor a inflação acumulada de 2024 e aplicar em seguida, de forma linear, o que rege a lei do piso nacional do magistério
O fato concreto é que a elite militar brasileira sempre teve o entendimento tosco de que ela é quem deve governar o País
Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade
Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Grupo Folha, que envolve o PagBank, lançou neste domingo (17) mais três matérias onde sugere demissão e/ou corte salarial para 90% do funcionalismo