Hoje na História: 24 de Março

24/03/2024

Em 1969, capital do Brasil passa a ser Curitiba, por influência do prefeito da cidade e governador do PR à época, fãs dos milicos que aterrorizavam o país. Confira este e outros fatos que marcaram o 24 de Março no Brasil e no mundo.


Compartilhe a matéria

O 24 de Março é marcado por vários fatos relevantes, como:

  • 1721 - O multi instrumentista alemão Johann Sebastian Bach dedicou seis concertos ao marquês Cristiano Luís de Brandemburgo-Schwedt, hoje comumente chamado de Concertos de Brandemburgo.
  • 1829 -  Parlamento do Reino Unido aprova o Ato de Ajuda Católica, permitindo que os adeptos do catolicismo ocupem assentos no Parlamento.
  • 1854 - Fim da escravidão na Venezuela. O presidente José Gregorio Monagas assina termo neste sentido.
  • 1882 -   A descoberta da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria responsável pela tuberculose, é anunciada pelo médico Robert Koch.
  • 1969 - Capital do Brasil passa a ser Curitiba, por influência do prefeito da cidade e governador do PR à época, fãs dos milicos que aterrorizavam o país. Mais abaixo, após a foto que ilustra esta matéria, vamos dar mais detalhes deste acontecimento.
  • 1976 - As Forças Armadas da Argentina dão um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón.
  • 1986 - Rolling Stones lança o álbum "Dirty Work", primeiro pela CBS.
  • 1991- Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Após o anúncio, mais detalhes do fato de Curitiba ter sido capital do Brasil.


Tópicos relacionados:


Curitiba, capital do Brasil

No dia 29 deste mês, Curitiba completa 331 anos. O Dever de Classe a parabeniza pelo aniversário, com um abraço muito especial a todos e todas dessa cidade que não têm o fascismo ou o direitismo tosco como referências de vida. 

Terra, muito bonita e próspera, para quem não sabe ou conhece, já foi capital do Brasil, durante três dias. Fato ocorreu em 1969, entre os dias 24 e 26 de março, por influência do prefeito e do governador do Paraná à época. O presidente ilegítimo e autoritário do país era o general Artur da Costa e Silva.

É importante destacar, em relação a tal episódio, que Curitiba não foi capital do Brasil no período militar porque a maioria de seu povo apoiava a ditadura de então. Pelo contrário. A cidade inclusive foi uma das primeiras a receber os comícios das Diretas Já, em 1984, movimento que mandou os milicos de volta para a caserna.

No áudio abaixo, o mestre em História e professor do Colégio Positivo — Thiago Felipe dos Reis — explica melhor a questão.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...

A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar

1932. O mafioso Al Capone começa, em Atlanta, a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade