Inflingir, infligir ou infringir? Saiba como usar...

10/08/2024

Para começar, esqueça o primeiro termo (inflingir — com 'n' no meio), pois não existe 

Compartilhe!


PIX Caixa: 

pix@deverdeclasse.org

PIX Vakinha:

3435969@vakinha.com.br

Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.

alavras parônimas podem confundir, pois apresentam semelhanças no som e na ortografia. É o caso de infligir ("inflingir" não existe), e infringir. Mas é fácil e simples de usar. Veja:

  • infligir é o mesmo que aplicar pena, castigo, decretar, submeter, sujeitar etc. Vem do latim infligere. Ex: Duros castigos eram infligidos (impostos) a quem discordasse da igreja católica na Idade Média.
  • infringir é o mesmo que desobedecer, não respeitar uma norma, transgredir. Ex: Após infringir norma de trânsito, foi multado.

Anúncio

Compartilhe!

Tópicos relacionados:

Dez matérias mais recentes:

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade

Teor oficial do corte de gastos ainda permanece nos bastidores, "mas é possível que traga dificuldades para o setor da Educação, embora correção de 2025 deva acontecer normalmente em janeiro", pondera especialista