Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Isenção de IR para professores urgente!
Relatório mostra que isenção de IR é uma forma de compensar os baixos salários que em média os docentes recebem no Brasil.
Educação | A proposta que isenta professores de pagar Imposto de Renda — na fonte ou na declaração anual — está pronta para entrar na pauta de votações na Comissão de Educação (CE) da Câmara.Trata-se do Projeto de Lei nº 165/22 e outros dois de mesmo teor, os PLs nº 3.013/22 e nº 1.759/23. É preciso dar celeridade à aprovação dos mesmos.
Como destaca a deputada Lêda Borges (PSDB-GO), no Relatório em que se posicionou favorável ao pleito, a isenção de IR para os docentes é uma forma de compensar os baixos salários que em média tais profissionais recebem no Brasil, seja na esfera pública ou privada. Poupá-los desse fardo compulsório mensal e anual é uma questão de justiça. Por isso, reiteramos — é urgente a aprovação dos projetos aqui referidos.
Ora, o que justifica uma categoria que tem piso nacional em 2024 de R$ 4.580,57, para dois turnos, pagar Imposto de Renda? Um absurdo!
Leia também:
Enquanto isso, segundo matéria na Folha de S.Paulo desta terça-feira (16), "entre uma elite [de 15 mil pessoas], que representa 0,01% da população [brasileira], o crescimento médio da renda praticamente dobrou (96%) entre 2017 e 2022. Trata-se de gente que tem patrimônio na casa dos bilhões de reais. Será que pagam Imposto de Renda com base na renda que têm? Claro que não.
Continua, após o anúncio.
Ademais, isentar professores de pagar Imposto de Renda em nosso país, segundo também o Relatório da parlamentar Lêda Borges, trará um impacto financeiro de aproximadamente apenas R$ 7,5 bilhões por ano.
Leia também:
Esse valor, ainda de acordo com o mesmo estudo da deputada, corresponderia a aproximadamente 0,3% da arrecadação total do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Muito baixo, portanto. Basta cobrar de forma correta dos que têm muito e a isenção aos docentes nem será notada, a não ser na vida dos mesmos.
É preciso, pois, que a Câmara dos Deputados acelere a tramitação dos PLs que isentam os professores de pagar Imposto de Renda. Não é possível aceitar o sacrifício financeiro de quem, via de regra, ganha bem abaixo do que merece e precisa.
Doe e ajude esta página a se manter no ar.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais sobre educação
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicação é de responsabilidade do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) e dialoga com trabalho e ensino, mas também com as áreas da cidadania, artes, saúde e cultura. Sua equipe de colaboradores é de altíssimo nível. Conta com o peso-pesado Ricardo Antunes e outros e outras de mesma grandeza intelectual. Confira a bem produzida versão...
"A luta contra a privatização das escolas públicas é fundamental para o projeto de educação libertadora e de qualidade que almejamos", diz editorial da entidade