Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Reajuste do magistério é legal, diz especialista
"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente", afirma Salomão Ximenes, professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC. Fala foi ao site Carta Capital.
Educação | Em fala ao site Carta Capital (19), o professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC Salomão Ximenes diz que o reajuste do magistério é legal. Para 2023, atualização é de 14,95%. O especialista contesta a tese irresponsável da CNM de que a lei do piso dos professores não vale mais.
Diz o pesquisador:
"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente. A lei não foi revogada, inclusive não há mudança de posicionamento no âmbito do Ministério da Educação."
Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- PL prevê sanções a quem não cumpre reajuste do professor
- CNM faz 'terror' para tentar melar reajuste do magistério
- Arrecadação do Fundeb e o reajuste dos professores em 2023
- Projeto prevê que União pague 1/3 do piso dos professores
- Fim de veto repõe Fundeb e reforça piso em 2023
- Principais dúvidas sobre o reajuste do piso do(a) professor(a)
Abrir as contas
Também no site Carta Capital, "o doutor em Educação Nelson Cardoso do Amaral, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, diz que é fundamental que os entes federativos abram suas contas em caso de descumprimento do piso."
"A lei prevê que, em caso de não cumprimento, estados e municípios solicitem complementação orçamentária ao governo federal", esclareceu. "Acho que a postura deveria ser a de debater, negociar."
Portanto, são totalmente infundados os boatos da CNM sobre o reajuste dos professores.
Aguarde mais informações!
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizdas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicação é de responsabilidade do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) e dialoga com trabalho e ensino, mas também com as áreas da cidadania, artes, saúde e cultura. Sua equipe de colaboradores é de altíssimo nível. Conta com o peso-pesado Ricardo Antunes e outros e outras de mesma grandeza intelectual. Confira a bem produzida versão...