CNTE exige que instituto divulgue com urgência as informações pendentes para evitar maiores prejuízos à educação básica do país
Com Lula, mais vagas para professor, técnico e aluno em Universidades e institutos federais devem ser criadas
Concursos para técnico e docente bombaram nos governos Lula e Dilma, por causa das centenas de universidades e institutos federais criados. Ex-ministro Haddad anunciou que a partir de 2023 o PT fará muito mais.
Publicidade

Educação | Lula (PT) deve abrir milhares de novas vagas para professor, técnico e aluno em Universidades e institutos federais, caso seja eleito novamente para a Presidência da República em 2022.
"Lula já mostrou que é capaz. Quando governou, não ficou só no discurso, fez", diz Cézar N Fernandes — especialista em Políticas Públicas — sobre as 18 universidades federais, 173 campi universitários e 360 institutos federais criados nos governos do PT.
Haddad fala em muito mais
Em resposta à afirmação absurda do presidente Jair Bolsonaro — de que há excesso de professores no Brasil, porque o PT contratou docentes demais —, o ex-ministro da Educação de Lula e Dilma, Fernando Haddad (PT), declarou em sua conta no Twitter (17):
"Assumo que fui o responsável pela maior contratação de professores para a rede federal de educação superior e profissional da história do Brasil que hoje, segundo Bolsonaro, atrapalham o país. Aviso: faremos mais a partir de 2023!"
Continua, após o anúncio.
Concursos bombaram
Por conta da política de expansão de novas universidades, campi e institutos federais durante os governos Lula e Dilma, concursos públicos para técnico e professor bombaram nesse período.
Donos de cursinhos preparatórios na área da educação estavam sempre de casa cheia. "Foi um período muito bom", diz Cláudia P Moreira, professora de um desses estabelecimentos de ensino no interior de Pernambuco.
Milhares de novas vagas para alunos
Além das muitas novas oportunidades de emprego para técnico e professor, a ampliação de universidades e institutos federais durante os governo Lula e Dilma trouxeram também — obviamente — milhares de novas vagas para os estudantes.
"As universidades públicas e institutos federais, antes basicamente centralizados nas capitais dos estados, foram levados para todo o interior do país", o que praticamente fez duplicar o número de alunos entre 2003 e 2014: de 505 mil para 932 mil, segundo levantamento de assessoria do Partido dos Trabalhadores (PT).
O especialista Cézar Fernandes pondera também e por fim que a eleição de Lula pode, mais uma vez, alavancar o setor da educação pública federal.
"Será bom para quem está habilitado a uma vaga de técnico ou professor. E claro, para os estudantes, inclusive os do interior do País, que poderão ter a oportunidade de acessar com mais facilidade uma vaga no setor federal de ensino", conclui.
Com informações de: PT.org.br
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook e Twitter, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite para deixar também uma pequena doação.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Isenção de IR para professor e União bancar 1/3 do piso do magistério | Resultado de enquetes
Maioria dos internautas votou favorável aos dois temas de interesses dos profissionais do magistério
Após aval do STF para privatização de escolas no estado de São Paulo, prefeitos e outros governadores podem querer ampliar projeto para todo o país; iniciativa, a médio prazo, fará com que servidor público desapareça dos estabelecimentos de ensino; professores e demais funcionários serão contratados precariamente pelo setor privado