Ministro da AGU diz que Reforma Administrativa atingirá União, estados e municípios

29/02/2020

COMPARTILHE!

Economia / André Mendonça afirma que novos concursos só serão feitos quando a reforma for aprovada. Medida afetará também atuais funcionários.

Publicidade

Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

André Mendonça — ministro da Advocacia Geral da União (AGU) — confirmou em entrevista (28) ao programa Globo News Política que a Reforma Administrativa atingirá servidores da União, Estados e Municípios. 

Texto deverá ser encaminhado ao Congresso nos próximos dias, tal como prometeu o presidente Jair Bolsonaro antes do carnaval. Novos concursos só ocorrerão após aprovação da medida. Continua, após o anúncio

Fim da estabilidade e achatamento de salários e carreiras

A Reforma, segundo o próprio ministro da Economia Paulo Guedes já adiantou, tem basicamente dois pilares: fim da estabilidade e achatamento de salários e carreiras. 

Meta é nivelar maioria dos servidores aos setores super explorados da iniciativa privada. Policiais e outros das chamadas 'carreiras de Estado deverão ser poupados dos efeitos nocivos do projeto. Continua, após o anúncio.

Atuais servidores

Ao contrário do que o governo diz, atuais servidores serão também prejudicados. O próprio ministro da AGU deixou um forte sinal sobre isso ao declarar: "E, a partir dessa perspectiva macro, que tem de um lado a boa eficiência e a governança pública, manter a estrutura do Estado para que o Estado não possa ser cooptado por interesses ilegítimos."

Ou seja, na concepção errônea do ministro, os atuais servidores representam interesses ilegítimos do Estado.

Especialistas preveem que caso a reforma seja aprovada, a curto e médio prazos estados e municípios adaptarão seus planos de carreiras para enquadrar atuais servidores no projeto. Após o anúncio, uma síntese do que poderá ser a reforma.

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PayPal

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade