Na famosa obra, Frei Betto narra de maneira brilhante aspectos do período, em particular quanto à tortura promovida no Brasil contra quem se opôs ao brutal regime.
Mortos da Universidade de São Paulo pela ditadura militar
Vítimas fatais somam 39 alunos, seis professores e dois funcionários, segundo a Comissão da Verdade da USP.
Golpe de 1964 | Segundo matéria no Jornal da USP (3), a ditadura militar no Brasil (1964-1984) matou pelo menos 47 pessoas vinculadas à Universidade de São Paulo. Vítimas fatais somam 39 alunos, seis professores e dois funcionários, segundo relatório final da Comissão da Verdade dessa conceituada instituição.
Homenagem
No próximo dia 17, ato cultural na Faculdade de Direito e missa na Catedral da Sé homenagearão Alexandre Vannucchi Leme, estudante de Geologia da referida universidade e torturado até a morte há 50 anos pelos fardados e seus capangas.
O assassinato de Vannucchi Leme acabou se destacando entre as demais baixas à época por causa da ampla repercussão que teve. Dom Paulo Evaristo Arns — então arcebispo de São Paulo — chegou a celebrar missa na Catedral da Sé para três mil pessoas e repudiou a versão oficial de que o estudante teria morrido por conta de um "atropelamento".
Continua, após o anúncio.
Memorial
De acordo também com a matéria do Jornal da USP:
"Em 2011, por iniciativa do Núcleo de Estudos da Violência, foi inaugurado o Memorial em homenagem aos membros da comunidade USP que foram perseguidos e mortos por motivações políticas durante o regime militar (1964-1985), conforme inscrição feita no monumento de concreto aparente. A obra está exposta na Praça do Relógio, no coração do campus do Butantã, em São Paulo, e lista 38 nomes."
É, como se fala em verso e prosa, uma página triste de nossa História. Que não caia no esquecimento e não volte nunca mais.
Matéria no Jornal da USP é assinada por Camilo Vannuchi, jornalista e escritor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação por essa universidade, professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e primo de segundo grau de Alexandre Vannucchi Leme.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leaia mais sobre a ditadura militar no Brasil:
A ditadura militar foi ótima, minha gente!
Fale sério: a ditadura foi boa ou não foi para os apadrinhados da caserna?
A violência de usurpar o poder, tomado com o uso das velhas mentiras de sempre.
Um golpe contra o Povo Brasileiro! Iniciado em 01/04/1964 e com término em 15/03/1985, período deixou um histórico de torturas, mortes e atrasos no país.
As habilidades do músico com o violão, entretanto, não conseguiram livrá-lo depois, quando foi preso novamente.
Como "inventores da tristeza", militares não poupavam ninguém, tanto fazia se determinado músico era considerado pop, brega ou chique.
Gasto ocorreu por conta do acampamento em frente ao QG de Brasília.
Vítimas fatais somam 39 alunos, seis professores e dois funcionários, segundo a Comissão da Verdade da USP.