O homem tem de dividir com a mulher as tarefas de casa
Ideologia | O que impede um homem de limpar o próprio prato que come ou de fazer sua própria comida? O que o impede também de lavar e passar as próprias roupas ou de aprender crochê e bordado?
É simples de responder: a ideologia burguesa ou, mais especificamente, o forte machismo que a carateriza. Fora disso, um homem nunca deixa de ser homem se cumpre tais tarefas ou aprende alguma especialidade de costura atribuída às mulheres. Continua, após o anúncio.
Dentro de casa, por exemplo, tudo quanto é tarefa deveria ser dividido entre a mulher, o homem e os filhos mais grandinhos, de forma a se abolir o pesado fardo jogado tradicionalmente para o lado feminino.
Afinal, reiteramos: o que na prática impediria um marmanjo de lavar as próprias cuecas? Nada, a não ser a cultura de que isso não é obrigação sua.
Na verdade, não existe tarefa de homem e tarefa de mulher. Só existe tarefa. E homens e mulheres devem cumprir as que aparecerem no dia-a-dia de suas vidas.
É preciso, pois, acabar com a ideologia que favorece apenas quem nasce com um pênis entre as pernas. Os próprios 'machões' têm muito a ganhar com isso.
Leia também:
Brasileiros e brasileiras de todas as idades lidam com o problema diariamente e isso se estende para os ambientes digitais, por onde o racismo tem assumido variados formatos que desafiam os atuais modelos de controle e punição dos agressores.
A decisão imediata de morrer antes do "fim".
Os chamados "patriotas" bolsonaristas não aceitam que Lula ganhou as eleições e nem conseguem perceber o mundo real. Por isso, se alimentam de um delírio que pode, ao final, levar muitos deles a um estado raivoso cada vez maior de loucura. "Precisam de tratamento", sugere a especialista.
Para os atuais servidores, meta do governo é condicionar emprego a avaliações periódicas feitas por chefes, o que abre enormes possibilidades de perseguição. Para os futuros servidores, não há estabilidade nenhuma, o que piora ainda mais a situação.