Os quase 80 de Eric Clapton, feitos de talento tragédias

30/03/2024

Neste 30 de Março de 2024, o britânico e segundo guitarrista no ranking mundial completa 79 anos de muitos solos e alguns sérios percalços pessoais. 

Sábado de Aleluia, às 05:18


Compartilhe a matéria

Ripley, Inglaterra, 30 de Março de 1945, quase fim da Segunda Guerra Mundial. Nascia Eric Patrick Clapton, Eric Clapton, como foi batizado no mundo comercial da música. Considerado o segundo maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stones, o também cantor e compositor de grandes sucessos sofreu alguns sérios transtornos na vida, que vão de problemas com álcool e outras drogas à morte do filho de apenas quatro anos, após queda da janela de apartamento. E ainda teve uma paixão avassaladora platônica pela mulher de George Harrison que "deu certo", mas depois se desmanchou, e um acidente de helicóptero, onde morreram três membros que o acompanhavam em shows.

  • Mais detalhes, após o anúncio.

Tópicos relacionados:


Os sucessos e...

Antes de embarcar na carreira solo, em 1970, Eric Clapton, o segundo maior guitarrista de todos os tempos (revista Rolling Stones) — teve influente participação em algumas bandas, como The Yardbirds (1963), Cream (1966) e a famosa e efêmera Blind Faith (1968), de apenas um álbum.

Sua discografia solo é numerosa e, no geral, com sucesso de público e crítica. Inicia com o álbum "Eric Clapton" (1970) e vai até a Happy Xmas (2018). São 21 discos no total.

Entre suas músicas mais conhecidas e tocadas:

  • Tears In Heaven (feita para o filho Conor, morto aos quatro anos, após cair da janela de uma apartamento em Nova Iorque);

  • Layla (consta que foi feita para Pattie Boyd, por quem Clapton se apaixonara perdidamente e que, na época, era esposa do seu grande amigo e ex-Beatle George Harrison;
  • Wonderful Tonight (também teria sido feita para essa sua paixão); e
  • Cocaine (inspirada na cocaína, outra grande "paixão" do cantor, e que também lhe trouxe muitos problemas).

Matéria continua, com as tragédias


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

... as tragédias

Pelo menos quatro são apontadas por pesquisadores da vida do cantor, nascido quando a Segunda Guerra Mundial ainda continuava a matar muita gente:

  • abuso de drogas e álcool; 
  • paixão avassaladora por Pattie Boyd-Harrison, então esposa do seu amigo George Harrison. Clapton chegou a casar com a moça, após ela se separar do ex-Beatle. Mas durou pouco, veio logo a separação, o que teria deixado o músico numa profunda "fossa". 
  • mortes do guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio, agosto de 1990, em acidente de helicóptero; 
  • por fim, no ano seguinte, a tragédia mais difícil para ele. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo — morreu — depois de cair da janela de um apartamento em nova Iorque.

Com informações de: Revista Rolling Stones, Whiplash e Ricardo Cerdeira, roqueiro de Fortaleza (CE) amigo do Dever de Classe

Compartilhe!


Leia mais:

"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade