Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Estudo da OCDE aborda salário de professores do Ensino Fundamental no Brasil
Dados de 2024 revelam que ganhos de docentes brasileiros é 47% menor que a média paga em outros países
Compartilhe!
Procurar matérias
ntre 2015 e 2021, o investimento do Brasil, da educação básica à superior, caiu em média 2% a cada ano. Relatório sobre o tema foi divulgado no último dia 10 deste mês de setembro pela Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
. "Entre as outras 40 nações da OCDE, o Brasil está entre as dez que menos direcionam investimentos para este setor", destaca matéria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Diz também a CNTE:
Docentes ganham menos
"Os professores brasileiros também são os que apresentam menores remunerações. O salário mínimo recebido dos educadores do Ensino Fundamental no Brasil é 47% menor que a média da OCDE."
"Segundo o relatório, enquanto os professores brasileiros trabalham em média 800 horas por ano, em outros países, os trabalhadores registram 706 horas."
"O índice brasileiro [de investimento em educação] vai na contramão de outros países, onde a destinação de recursos aumentou 2,1% em cada ano. Anualmente, o governo gasta em média R$ 20,5 mil com cada estudante do ensino público. Segundo o relatório da OCDE, esse valor corresponde a um terço dos que países ricos investem."
Luxemburgo, Suíça e Noruega, que lideram o topo dos que mais investem na educação, chegam a gastar em média R$ 140 mil por ano com cada estudante. O Brasil está na 37ª posição da lista.
Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, "a educação pública no Brasil é duramente atacada por uma parte minoritária da sociedade brasileira que concentra renda e não se importam com os pobres em nosso país" afirma."
"Segundo Heleno, além dos cortes de verba, no mesmo período, a educação também teve de lidar com ataques em todas as suas etapas. "Em todas as áreas, de 2016 a 2022, tivemos uma ação sistêmica de ataque à educação da creche à pós-graduação", diz."
"O governo Lula em 2023 e 2024 fez uma recuperação deste investimento em educação, mas ainda são valores insuficientes para garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos para todas as pessoas, e aplicar as leis que garantem a valorização dos/as trabalhadores/as em educação", completa."
Educação Infantil
"Quanto à Educação Infantil, os investimentos do Brasil para esta etapa aumentaram. O valor do orçamento público para esta etapa, em relação ao Produto Interno Bruto, aumentou 29% entre 2015 e 2021. Investimento maior que a média da OCDE, que registrou um aumento de 9% no mesmo período."
"A educação infantil tem recebido muita atenção nos últimos anos devido à sua importância, especialmente para crianças de famílias desfavorecidas", diz o relatório."
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Procurar matérias
Mais recentes de Educação:
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicação é de responsabilidade do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) e dialoga com trabalho e ensino, mas também com as áreas da cidadania, artes, saúde e cultura. Sua equipe de colaboradores é de altíssimo nível. Conta com o peso-pesado Ricardo Antunes e outros e outras de mesma grandeza intelectual. Confira a bem produzida versão...
"A luta contra a privatização das escolas públicas é fundamental para o projeto de educação libertadora e de qualidade que almejamos", diz editorial da entidade