Cnte intensificará várias ações pelo reajuste do magistério

04/02/2024

Domingo, às 10:35

A ação nacional pela aplicação correta do piso nacional será coordenada com as assessorias jurídicas de sindicatos de todo o Brasil.


Piso Magistério | A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) tomou importante decisão acerca do cumprimento do piso nacional do magistério. Fato ocorreu sexta-feira última, dia 2, na reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da organização. 

Confederação vai intensificar uma ação nacional, em conjunto com as assessorias jurídicas de sindicatos de todo o país, no sentido de que os reajustes sejam cumpridos, e com repercussão nas carreiras dos professores, tal como ocorre, por exemplo, na cidade de Timon (MA). Neste município, após aplicação do índice de 3,62% na base de quem está no início de sua jornada na rede municipal, docente em vias de se aposentar pode ganhar mais de R$ 22 mil

Além da luta pelo piso, CNTE deliberou também por ações enérgicas contra os desvios de recursos do Fundeb, conforme se pode ler AQUI

Ver mais detalhes, após o anúncio.

Professor Heleno Araújo, presidente da CNTE. Foto/reprodução.
Professor Heleno Araújo, presidente da CNTE. Foto/reprodução.

Como será

Trechos de notícia no portal da CNTE

"Segundo explicou o assessor Jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira, a ação nacional direcionada ao cumprimento do piso salarial será coordenada conjuntamente com as assessorias jurídicas dos sindicatos. "Onde for preciso entrar com ações judiciais ou fazer o enfrentamento com aqueles que já possuem processos ativos, vamos buscar essas entidades para participar junto e oferecer todo o apoio e suporte", destacou.

Além das organizações filiadas, a proposta de trabalho será oferecida aos sindicatos municipais de trabalhadores/as em educação que não possuem vínculo com a Confederação."

Com informações de CNTE, 2/2/2024 


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizadas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br 

Mais sobre piso do magistério

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade

Teor oficial do corte de gastos ainda permanece nos bastidores, "mas é possível que traga dificuldades para o setor da Educação, embora correção de 2025 deva acontecer normalmente em janeiro", pondera especialista