Educação | Por 312 votos a favor e 144 contra, Pec 23/2021 foi aprovada na madrugada desta quinta-feira (3) no Plenário da Câmara. Presidente Jair Bolsonaro — maior interessado na Pec do Calote — usou sua podero$a caneta para persuadir parlamentares "indecisos" a aderir à proposta. Promessa de cargos e mais dinheiro para emendas foram usados quase sem limite, segundo bastidores dos próprios beneficiados em Brasília.
Programa eleitoreiro
Com aprovação da medida, recursos oriundos do calote nos professores e outros credores da União poderão serão usados para financiar o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil" em 2022, cujo objetivo-alvo é tentar levantar a popularidade do presidente, sobretudo no Nordeste, onde é odiado pela maioria do povo.
Professores no prejuízo
Professores estão entre os mais prejudicados com a aprovação do projeto. Após o anúncio, veja o que essa Pec implica para eles.