Grupo Folha, que envolve o PagBank, lançou neste domingo (17) mais três matérias onde sugere demissão e/ou corte salarial para 90% do funcionalismo
OAB diz que Pec do Calote é inconstitucional e deve cair no Poder Judiciário
Projeto eleitoreiro do governo Bolsonaro prejudica principalmente os professores e ataca duas cláusulas pétreas da Constituição, além de possui mais de 30 violações constitucionais, segundo Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil.
Economia | O presidente Jair Bolsonaro quer aprovar a qualquer custo a Pec 23/2021, vulgo Pec do Calote, ainda nesta semana. O clima, no entanto, não está muito fácil para o governo. Além de forte resistência na sociedade, em particular no setor do magistério, e até entre aliados do capitão no Congresso, projeto caloteiro é apontado como inconstitucional por Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional). Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- Rateio bilionário do Fundef permite a professor(a) receber um bom dinheiro, diz especialista
- Sob pressão da esquerda, relator avalia retirar professores dos efeitos da Pec do Calote
- Bolsonaro tenta aprovar na marra Pec do Calote e fracassa duas vezes
- Professores poderão receber R$ 54 bilhões em indenizações do Fundef
- Saiba quem tem direito aos precatórios do Fundef que o governo Bolsonaro quer calotear
- Professora envia uma espirituosa Carta Aberta a Bolsonaro e apela pelos precatórios do Fundef
Pec inconstitucional
Segundo matéria da Folha de S.Paulo (3):
"A Comissão de Precatórios da OAB Nacional afirma que a PEC 23/2021, também conhecida como PEC do Calote, ataca duas cláusulas pétreas da Constituição —separação dos Poderes e direitos e garantias individuais — e possui mais de 30 violações constitucionais."
Cair
"Dada a jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), a entidade prevê que a regra será derrubada no Judiciário. Isso, no entanto, pode demorar até cinco anos para acontecer, considerando também o histórico de julgamentos anteriores sobre o tema."
Mobilização
Mobilização de interessados no projeto, principalmente professores, pode evitar que tal medida inconstitucional seja aprovada no Congresso por parlamentares adeptos do calote. É melhor lutar agora que esperar até cinco anos para medida cair na Justiça.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Mais recentes sobre economia
Matéria se refere a direito como "ponto fora da curva" e "deformação na máquina pública", e sugere que professor(a) não deve ter, por não ser carreira típica do Estado; jornalão ataca também enfermeiros e pessoal administrativo
A PEC 66/2023 aniquila aposentados e atinge também os da ativa. A PEC 32/2020 acaba, na prática, com o perfil que se conhece no Brasil como servidor público, em particular os da Saúde e Educação.