Grupo Folha, que envolve o PagBank, lançou neste domingo (17) mais três matérias onde sugere demissão e/ou corte salarial para 90% do funcionalismo
Com a Pec 32, servidor atual será 'espremido' dentro dos órgãos públicos
Reforma Administrativa deixará o atual funcionário no meio de uma série de campos, todos com forte potencial para hostilizá-lo. Lutas por melhores condições de trabalho e salários podem se tornar bem mais difíceis.
Publicidade
Economia | O texto da Reforma Administrativa (Pec 32) do governo Bolsonaro aprovado na Comissão Especial da Câmara deixa o atual funcionário no meio de uma série de campos, todos com forte potencial para hostilizá-lo e deixá-lo 'espremido' dentro dos órgãos públicos.
De um lado, governos da União, DF, estados e municípios ficam autorizados a reduzir em até 25% a jornada e o salário do servidor. Gestores poderão também usar as avaliações periódicas de desempenho para mandar o atual funcionário embora.
Por outro lado, empresários passarão a ter o direito de se apoderar de setores essenciais do serviço público — como Saúde e Educação. É óbvio que vão querer enquadrar os atuais servidores no ritmo de empresas privadas, cujo único fim é a obtenção de lucro fácil às custas da super exploração do trabalhador. Continua, após o anúncio.
Por fim e não menos preocupante, o atual servidor — caso a Pec 32 seja aprovada em definitivo nos plenários da Câmara e Senado — deverá encontrar hostilizações até entre seus pares.
O pessoal que se enquadrará nas carreiras típicas de Estado — muito poucos — manterá privilégios e certamente não será solidário, por exemplo, à luta dos professores, enfermeiros, merendeiras e vigias de escolas por melhores salários. Muito pelo contrário, o mais provável que ocorra.
E ainda têm os temporários. Estes, contratados sem concurso público e em caráter de amplíssima instabilidade, com certeza serão coagidos a sabotar toda e qualquer greve ou reivindicação direta dos atuais servidores.
Com a Pec 32, portanto, servidor atual será 'espremido' dentro dos órgãos públicos É preciso lutar para barrar a aprovação desse projeto.
Matérias relacionadas:
- Pec 32 é para o atual servidor; se aprovada, funcionário futuro nem existirá, salvo raras exceções
- Servidor deve olhar com sangue nos olhos para cada parlamentar que votar a favor da Pec 32
- Artigo 37-A da Pec 32 permite que dinheiro do Fundeb seja repassado a escolas privadas, diz especialista
- Pec 32: contrato temporário por até 10 anos arrasa carreira de servidor do magistério, diz jurista
- PT rejeita Pec de Bolsonaro e apresenta projeto alternativo que beneficia o servidor
- No debate decisivo da Pec 32, só a esquerda ficou 100% a favor do servidor
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Mais recentes sobre economia
Matéria se refere a direito como "ponto fora da curva" e "deformação na máquina pública", e sugere que professor(a) não deve ter, por não ser carreira típica do Estado; jornalão ataca também enfermeiros e pessoal administrativo
A PEC 66/2023 aniquila aposentados e atinge também os da ativa. A PEC 32/2020 acaba, na prática, com o perfil que se conhece no Brasil como servidor público, em particular os da Saúde e Educação.