Luiz Eduardo Ramos chegou a despontar como um dos militares mais poderosos do governo Bolsonaro, mas foi excluído da trama de golpe por seus comparsas golpistas por não controlar a língua, diz colunista de O Globo
Reajuste de 15% é anunciado para os professores
Índice para 2023 é 14,95%. Prefeito decidiu arredondar. A decisão foi tomada após negociação com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade.
Educação | Segundo matéria (9) no portal da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), "o prefeito de Mauriti — João Paulo Furtado — anunciou dia 06 de janeiro o envio de projeto de lei para a Câmara que eleva o salário dos professores em 15%."
Portal diz também que "a decisão foi tomada após negociação com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade."
Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- Prefeito assina Decreto com 14,95% para o magistério em janeiro
- Piso do professor(a) terá reajuste de 14,95% em 2023
- Reajuste (14,95%) não precisa de Nota Oficial do MEC para ser aplicado
- PL que imputa à União 1/3 do piso do magistério pode ser aprovado em 2023
- Principais dúvidas sobre o reajuste do piso do(a) professor(a)
Investimentos
Ainda de acordo com a postagem da FETAMCE, "o município de Mauriti investiu em 2022 mais de 83% dos recursos do FUNDEB com pessoal, ultrapassando, portanto, o percentual mínimo de investimentos com folha de pagamento demandado pelo Fundo."
Após o anúncio, confira as principais dúvidas sobre lei do piso do magistério.
Pontos mais importantes do Piso Nacional do Magistério
Lei nº 11.738/2008 — aprovada no segundo governo do Presidente Lula
Jornada Extraclasse. Reconhecida constitucional pelo STF em maio de 2020, necessariamente não precisa ser cumprida no interior da escola.
§ 4º do artigo 2º da Lei do Piso, diz:
Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
O que significa:
No mínimo 1/3 da jornada semanal não pode ser exercido na sala de aula e deve ser usado para atividades, como:
- elaborar e corrigir provas;
- planejar;
- participar de reuniões;
- formação continuada etc.
Na prática:
Menos aulas para o docente: Exemplo: se um docente tem jornada de 20 horas semanais, pelo menos 1/3 dessa jornada não pode ser cumprido em sala de aula, o que implica em 6,66 horas-aula a menos para o docente, e assim sucessivamente, de acordo com a jornada de cada um: 20, 30, 40 horas ou outra. Confira na tabela abaixo:
Reajuste anual. Garantido no Art. 5º da Lei do Piso. Tal legislação foi reconhecida constitucional pela Suprema Corte em 2013 e está em pleno vigor.
Perguntas e respostas mais frequentes:
Quem tem direito?
- Docentes e todos os que exercem funções do magistério: direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais. Ativos, aposentados e pensionistas. Administrativos e setor privado não têm direito.
O percentual de 14,95% está garantido para 2023, mesmo sem anúncio oficial do MEC?
- Sim. O que define o reajuste é o crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores, publicizado através de Portaria Interministerial do MEC. No caso deste ano, a Portaria nº 6, publicada em 29 de dezembro de 2022. Leia AQUI.
E quem ganha acima do valor mínimo para este ano, que é R$ 4.419,96.
Caso um docente constate que está cumprindo em sala de aula além do que reza a lei, deve procurar o sindicato ou, na ausência deste, um advogado particular. Há a possibilidade também de cobrar extra pelas aulas a mais que por ventura vier a cumprir.
Reza o dito popular que "nada cai do céu". Deste modo, para garantir o cumprimento da lei do piso ou qualquer outra, a saída é a luta, principalmente direta, através de greves e outras mobilizações. E pode-se também recorrer à Justiça.
Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Mais recentes sobre educação
Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.
Especialista diz que o capitão é imaturo emocionalmente e não sabe lidar com contradições, o que é péssimo para um ser humano que está na iminência de perder a liberdade