O que ainda pode ser feito pelo reajuste do magistério

02/03/2023

Correção, de acordo com a lei, é em 1º de janeiro. A estas alturas, em março, professores devem radicalizar para receber os 14,95% de aumento.

PISO DO MAGISTÉRIO | Consultado pelo Dever de Classe, o economista Carlos N Sousa faz algumas ponderações sobre o reajuste de 14,95% para o magistério neste 2023. Diz ele que, "a estas alturas, em março, professores devem radicalizar se quiserem receber o aumento, pois a correção, por lei, é em primeiro de janeiro."

Após o anúncio, ele fala um pouco mais sobre o tema e mostra que há recursos para cumprir a lei do piso. 

Magistério não pode abrir mão do reajuste de 2023, pois há recursos carimbados para garantir a correção. Imagem ilustrativa: Webnode.
Magistério não pode abrir mão do reajuste de 2023, pois há recursos carimbados para garantir a correção. Imagem ilustrativa: Webnode.

Leia também:

Em sua opinião, o que deve ser feito para que os professores recebam o aumento de 14,95% deste ano?

Por lei, a correção salarial é em primeiro de janeiro. A estas alturas, em março, professores que ainda não receberam devem correr se quiserem conquistar o aumento.

E o que deve ser feito na prática, em sua opinião?

Infelizmente, creio que para forçar prefeitos e governadores que infringem a lei do piso é preciso uma ação mais firme, como greve por tempo indeterminado, por exemplo. É possível também recorrer à Justiça, mas aí o processo é muito demorado.

Continua, após o anúncio.

Gestores dizem que não há recursos para pagar os 14,95% de forma linear...

Mentira. Basta consultar o site do Banco do Brasil. Os recursos carimbados do Fundeb vêm crescendo desde o segundo semestre de 2021. Além disso, a complementação da União neste ano sobe de 15% para 17%. Se a categoria for atrás, os recursos aparecem.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Mais recentes sobre piso do magistério

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade