Simulações de contracheques mostram como muitos gestores ainda usam de má fé na hora de atualizar o piso
Pres da CNTE reafirma que piso pode subir acima da inflação
Segunda, às 18:15
Professor explica critério de reajuste do magistério e destaca a melhora econômica do país, com repercussão em todos os estados e municípios.
Piso Magistério | O professor Heleno Araújo — presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) — falou em artigo publicado no portal Brasil Popular e reproduzido no site de sua confederação que, dada a conjuntura econômica atual, é possível a prefeitos e governadores reajustar o piso do magistério acima da inflação. O dirigente desfez também algumas mentiras sobre o critério de correção do piso.
Ver mais detalhes, após o anúncio.

O que disse o professor
Sobre o critério de reajuste do piso:
"Está lá no artigo 5º da Lei Federal 11.738/2008: a atualização do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica é definida pela diferença percentual do Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano – VAAF do FUNDEB, de dois anos anteriores."
(...)
Sobre correção em 2024 acima da inflação:
"Como já afirmamos em Nota Pública da CNTE, "embora a atualização do piso esteja um pouco abaixo do INPC (que foi de 3,71% em 2023), as atuais condições econômicas do país possibilitam aos sindicatos lutarem por reposições salariais acima da inflação, especialmente diante da recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) e da retomada das receitas tributárias em todos os estados e municípios".
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizadas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais sobre piso do magistério
A Assembleia estadual mobilizou os 26 sindicatos integrantes da Fepesp, que coordena a campanha salarial 2025
Em assembleia estadual no sábado (22), categoria rejeitou contraproposta patronal
Debate se deu em torno de um Projeto de Lei que atualize as regras do Piso, bem como avaliou possíveis avanços no seu mecanismo de correção anual