Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Reajuste nacional do magistério deve sofrer alteração, diz prefeito
Gestor acredita que será votado ainda em 2021 o PL que muda o cálculo de correção do piso do magistério, o que alteraria a estimativa já anunciada para 2022.
Educação | O Dever de Classe conversou de maneira informal com um prefeito de uma cidade do interior do Piauí. O gestor pediu para não se identificar e afirmou que o reajuste nacional do magistério estimado para 2022 deve sofrer alteração. "Está muito alto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) articula saída diferente que também beneficia os professores", diz.
Mudar o cálculo de correção
A CNM de fato é contra o reajuste de 31,3% previsto para o magistério. Em nota em seu portal publicada em setembro, entidade fala em "colapso na administração pública", caso percentual estimado seja mantido para o próximo ano. Como alternativa, sugere mudança para baixo no cálculo, conforme veremos após o anúncio.
Relacionadas:
- Conforme previsto, piso do magistério cresce e reajuste será de 31,3% em janeiro de 2022
- Verba cresceu; é possível pagar reajuste de 31,3% aos professores em 2022, diz especialista
- Fundeb: repasses do BB crescem para todos os estados e viabilizam reajuste de 31,3% do magistério
- Órgão ligado a prefeitos faz terrorismo fajuto contra reajuste de 31,3% para o magistério
O que defendem prefeitos e governadores
Para abortar o reajuste de 31,3% previsto para o magistério em 2022, a CNM — em coro com prefeitos e governadores — propõe mudar o cálculo de atualização anual do piso. Para tanto, querem que seja votado ainda em 2021 o Projeto de Lei 3776/08. Tal medida reza que, em vez de correção pelo mesmo crescimento do Custo Aluno, piso seja corrigido pelo INPC acumulado dos últimos 12 meses, isto é, a inflação oficial do governo. Veja consequência, após anúncio.
Mudança rebaixa reajuste
Caso o referido PL seja aprovado ainda neste ano, reajuste do professor estimado para 2022 cairá de 31,3% para cerca de 12%, que é a previsão de inflação oficial para 2021. Uma queda substancial, portanto.
Outra saída
Outra saída apontada por prefeitos e governadores para rebaixar o reajuste do magistério do próximo ano é alterar para baixo o valor do Custo Aluno. Manobra foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro no final do ano passado, o que fez zerar o reajuste de 2021.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite para deixar também uma contribuição para o nosso site.
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação...
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicação é de responsabilidade do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) e dialoga com trabalho e ensino, mas também com as áreas da cidadania, artes, saúde e cultura. Sua equipe de colaboradores é de altíssimo nível. Conta com o peso-pesado Ricardo Antunes e outros e outras de mesma grandeza intelectual. Confira a bem produzida versão...