Fórum discute mudanças no reajuste salarial dos professores

02/10/2024

Projeto de Lei deve atualizar as regras do piso nacional, e minuta do PL pode ser avaliada até 20 de dezembro, com objetivo de melhorar a correção salarial anual do magistério

Compartilhe!

PROCURAR

Apoie o Dever de Classe ou a página será desativada! A hospedagem, template e o domínio são pagos. Além disso, há também custos com edição, internet, aplicativos de imagens e assinatura de outros sites, onde buscamos informações para melhor lhe apresentar nossas publicações. Passe um pix de qualquer valor para pix@deverdeclasse.org

Ou clique neste LINK, para mais opções de apoio. Obrigado.


correu dia 20 de setembro último — a "9ª Reunião do Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica, no Ministério da Educação [MEC], em Brasília."

Objetivo

Segundo matéria (20/09/2024) no portal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE):

"O objetivo [do encontro] foi fazer um balanço das pautas anteriores e debater a elaboração de um Projeto de Lei que atualize as regras do Piso, além de avaliar possíveis melhorias no seu mecanismo de reajuste anual." (Grifos nossos).
    A CNTE, o MEC e outros importantes órgãos ligados à educação pública fizeram parte desse encontro, pois compõem o referido Fórum citado no início desta postagem.

Encaminhamentos, segundo também a CNTE

"Os participantes do Fórum decidiram: 

  • Constituir um Grupo de Trabalho (GT) formado por um representante de cada instituição. 
  • Esse GT terá como responsabilidade apresentar a minuta do PL (que atualiza as regras do Piso) até o dia 20/11, para que seja avaliado pelas entidades que compõem o Fórum até o dia 20/12/24.
  • Após cada instituição fazer suas contribuições e enviar ao MEC, a minuta deverá ser apreciada e validada pelo Fórum Permanente. 
  • A partir daí, o documento é enviado ao Ministro da Educação, que fará a articulação junto ao Governo Federal e aos representantes dos Estados e Municípios, antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional."

Mudanças

Desde que a lei do Piso Nacional do Magistério (nº 11.738/2008) foi sancionada pelo presidente Lula em 25 de setembro de 2008, várias propostas foram apresentadas para mudar o seu teor, em particular quando ao critério de reajuste. Matérias esclarecedoras sobre o que seriam tais mudanças podem ser lidas AQUI, AQUI e AQUI.

O Dever de Classe publicará atualizações frequentes sobre os resultados dos encaminhamentos propostos pelo Fórum que discute mudanças no piso dos professores.

Compartilhe!



Tópicos relacionados:


PROCURAR

Mais recentes sobre o tópico piso do magistério:

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade