Discussão tratou do cumprimento do piso do magistério e outros assuntos relacionados, com vistas a tornar a carreira docente mais atrativa no país
"Privatização do Fundeb para nós é igual Covid-19, pois também mata", diz docente em Carta Aberta
"Enquanto a Covid-19 mata em questão de dias ou semanas, a privatização do Fundeb vai matar lentamente, pois vai piorar de tal maneira as condições de vida dos professores das redes públicas, que muitos estarão mortos em vida. E não pensem que é exagero", diz a educadora.
Publicidade
Educação | Uma professora de Florianópolis nos enviou para publicação uma Carta Aberta onde compara a privatização do Fundeb à Covid-19. É interessante. Leia, após o anúncio.
Eis a Carta Aberta da professora:
Aos amigos e amigas de todo o Brasil,
Neste momento, nada poderia ser mais danoso à vida dos professores de todo o País que a privatização do Fundeb, feita pelos lacaios do Sr. Jair Messias Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Ouso comparar tal evento à Covid-19. Só que com uma sutil diferença, que tento esclarecer ao final.
Quem atua mesmo na sala de aula, sabe que a coisa é dura. No geral, antes mesmo de dez anos na labuta, muitas doenças já começam a aparecer. E quando se chega a trinta ou mais, então... Continua, após o anúncio.
Agora imagine ter que enfrentar tudo isso em condições piores que as que temos hoje... Pois é o que a privatização do Fundeb trará. Menos recursos para estados e municípios é igual a menos salários e menos direitos para nós do magistério. Traduzindo: pauperização maior para nossa categoria.
Por isso afirmo que a privatização do Fundeb é igual à Covid-19. É igual porque também mata. Mas só que com a sutil diferença que falei no início e exponho a seguir.
Enquanto a Covid-19 mata em questão de dias ou semanas, a privatização do Fundeb vai matar lentamente, pois vai piorar de tal maneira as condições de vida dos professores das redes públicas, que muitos estarão mortos em vida. E não pensem que é exagero.
São Paulo, 12 de dezembro de 2020
Lúcia A Assunção, educadora.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Doar com PagSeguro
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes...
Líder do governo na Câmara alterou a proposta original dos ministérios da Economia e Planejamento, o que pode diminuir os reflexos negativos do ajuste fiscal para os profissionais da educação
Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo
Com a proximidade do reajuste do magistério para 2025, gestores buscam manipular texto da lei para tentar burlar correção salarial. Especialista explica como deve ser.
Validade da lei, recursos, como deve ser aplicado, quem tem direito, expectativa de percentual para 2025 e outras questões
Tabela do Banco do Brasil mostra crescimento dos recursos, o que aponta para percentual de reajuste acima do praticado em 2024