Portaria do Ministério da Educação apressa o cumprimento logo em janeiro. O Dever de Classe questionou o ministro Camilo Santana sobre a demora do anúncio, assessoria respondeu
Em greve, docentes falam sobre dinheiro do Fundeb cair direto na conta dos educadores
COMPARTILHE!
Educação / Medida acabaria o impasse sobre os reajustes anuais do piso do magistério.
Publicidade
Os professores da Rede Estadual de Educação do Piauí estão em greve desde o dia 10 deste mês. A adesão é de mais de 80%, segundo informes da direção do Sinte-Pi.
O Dever de Classe conversou com alguns professores sobre a proposta de colocar o dinheiro do Fundeb direto na conta dos educadores, em vez de deixar as verbas sob administração de estados e municípios.
O processo seria gerenciado pelo MEC ou Banco do Brasil, instituição financeira que repassa todo mês milhões desse fundo para prefeitos e governadores. Continua, após o anúncio.
Aceitação
A ideia é bem aceita. A professora Albetisa Moreira — uma das mais experientes militantes das lutas da educação no Piauí — falou sobre o tema e disse que a medida é possível de ser implementada e seria uma saída para acabar com o impasse sobre os reajustes anuais do piso do magistério.
O Editor do Dever de Classe, professor Landim Neto, deu entrevista sobre a proposta na Rádio Pioneira de Teresina, a mais importante da capital, onde também defendeu a ideia. Após o anúncio, veja as opiniões.
Proposta viável
O professor Landim Neto, por sua vez, destacou que a ideia é possível e necessária, porque ano após ano a maioria dos educadores vem sendo prejudicada em todo o Brasil. "A lei do piso é federal. O Fundeb é uma legislação federal. E o Banco do Brasil também é de âmbito nacional. É só fazer uma discussão séria em todo País que a medida poderá ser implementada. Quem pensar diferente, que mostre outra solução", falou.
Vote na enquete!
COMPARTILHE!
Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
MEC, apenas para atendar protocolo que se tornou tradição, deverá editar Portaria em breve para ratificar o que estabelece a lei nº 11.738/2008
Reajuste de 6,27% e valor mínimo de R$ 4.867,77 estão assegurados na lei federal 11.738/2008; prefeitos e governadores são obrigados a cumprir
O que houve no 8 de janeiro de 2023 no Distrito Federal com a horda de bárbaros invadindo e depredando os prédios dos três poderes — mobilizados, financiados e "convidados" para a "festa da Selma" — pode ser considerado como o "resumo compacto do governo Bolsonaro..."
Na Nota Pública onde divulgou o índice de atualização (6,27%) e o novo valor do piso nacional — R$ 4.867,77 —, a principal entidade representativa dos profissionais da educação expôs também ações que podem ser feitas contra gestores caloteiros
A COPa beirando a MESA
O trabalho Informal no Brasil ocupa hoje mais de 40% do mercado produtivo