O tema é muito polêmico, pois há quem defenda o uso do aparelho na escola, para fins pedagógicos.
PLs para docentes ou coisa de quem não tem o que fazer?
Há pelo menos uns onze projetos em tramitação na Câmara e Senado que, Deus nos livre, nenhum professor merece.
Ponto de Vista | Vi no site da CNTE que há pelo menos uns onze projetos em tramitação na Câmara e Senado que, Deus nos livre, nenhum docente merece. Coisa de parlamentar que parece que não tem o que fazer.
Uma dessas iniciativas — já aprovada por senadores — propõe uma espécie de Enem para o magistério. Alegam que é preciso aferir se nossos mestres estão mesmo adequados "às novas exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento." Ufa!
Rapaz, será que os autores da matéria dominam isso que querem exigir dos educadores? Duvido.
Continua, após o anúncio.
A coisa é tão escandalosa quando se trata de tentar afrontar quem atua na sala de aula que, recentemente, quiseram aprovar até um projeto que previa obrigatoriedade periódica de exame toxicológico para os das redes públicas de ensino, sob o entendimento de que os mestres usam drogas ilícitas e são maus exemplos aos alunos. Um horror. De tão aviltante, medida foi rejeitada pelo relator e arquivada. Era de autoria de Eduardo Bolsonaro. Só podia ser.
Além de propostas humilhantes dessa natureza aí, muitos parlamentares são doutores em tentar corroer ainda mais os baixos salários da educação. Entre os projetos atualmente em tramitação, pelo menos dois tentam desviar o dinheiro do Fundeb que paga docentes para estudantes, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Uma verdadeira cortesia com chapéu alheio.
Leia também:
- Novo Ensino Médio é sinônimo de mais doenças para o magistério
- Alto estresse da sala de aula pode comprometer até o desempenho sexual dos professores
- Baixos salários e indisciplina dos alunos estão entre os maiores problemas dos professores no Brasil!
Leia também:
Diante de tantas propostas ruins de parlamentares aos professores, é vital que estes fiquem espertos e cobrem de seus sindicatos acompanhamento desse tipo de proposição, no sentido de barrá-las. Do contrário, o que já está ruim pode piorar
Até porque, retificando o que falei no início, deputados e senadores não apresentam o que apresentam por falta do que fazer. E sim por não ter qualquer compromisso com a escola pública e seus profissionais. Salvo raras exceções.
Espero em breve voltar com mais detalhes ao tema. É isso.
Compartilhe e curta nossas redes sociais — para receber atualizações.
Doe e ajude esta página a se manter no ar.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leia também:
Tema é polêmico. Lei sobre morte assistida já existe no Canadá. Governo queria expandir abrangência a partir de 17 de março deste ano para quem tem transtorno psíquico.
Muitos defendem que o exercício da sala de aula é exclusivo do professor. Outros, no entanto, opinam que coordenador deve sim também assumir eventualmente a tarefa.