O fato concreto é que a elite militar brasileira sempre teve o entendimento tosco de que ela é quem deve governar o País
Lula é o único que fala em manter cotas sociais e raciais na educação
Programa de governo reafirma também o compromisso de valorizar e reconhecer os profissionais do magistério, algo que o ex-presidente já começou a fazer quando, por exemplo, aprovou a Lei do Piso Nacional dos professores.
Educação | De todas as propostas dos candidatos a presidente, a de Lula é "a única que fala explicitamente sobre a continuidade das políticas de cotas sociais e raciais na educação superior, bem como ampliação para outras políticas". Durante mandatos de Lula e Dilma, "as universidades públicas e institutos federais foram levados para todo o interior do país. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil."
"Os institutos federais também tiveram uma grande expansão durante os governos do PT: foram implantados mais de 360 unidades por todo o Brasil."
Continua, após o anúncio.
Leia também:
Colorido
Para o professor Renato Janine Ribeiro, "é muito relevante tratar das cotas, porque foi uma política transformadora: coloriu nossa elite, trouxe os pobres para as universidades". Janine Ribeiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi ministro da educação por cinco meses durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Piso dos professores
Em relação ao pessoal do magistério, programa de Lula reafirma o compromisso de valorizar e reconhecer os profissionais do setor, algo que o ex-presidente já começou a fazer quando, por exemplo, aprovou a Lei do Piso Nacional da categoria em 2008. Piso Nacional possibilitou ganhos reais de salário aos educadores bem acima da inflação.
Com informações de: Site Jota e site Lula Presidente.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade
Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação