Docente critica PL que prevê avaliação psicológica obrigatória para renovação de CNH

13/08/2024

Atualmente, exame só é feito quando a pessoa tenta obter a CNH pela primeira vez

Compartilhe!


PIX Caixa: 

pix@deverdeclasse.org

PIX Vakinha:

3435969@vakinha.com.br

Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.

m e-mail enviado ao Dever de Classe, a professora pernambucana Cláudia M Albuquerque reclama da obrigatoriedade de avaliação psicológica para quem for renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados (PL 4.111/2023) altera o Código de Trânsito Brasileiro e já foi aprovado no Senado. "Por que não criam um projeto obrigatório para avaliar a saúde mental desses políticos também?" questiona a docente. "O que querem é criar mais burocracia e despesas para a população", conclui.

Justificativa

"O estado psicológico de um candidato na primeira CNH pode não ser o mesmo na renovação. Desse modo, deve ser avaliado, de maneira a garantir a condução segura", defendeu o autor da proposta, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Leia também:

Como é

"Pelas regras atuais, a avaliação psicológica só é feita quando a pessoa tenta obter a CNH pela primeira vez. Somente quem usa o veículo para atividade remunerada passa pelo mesmo teste mais de uma vez, durante as renovações da carteira."

Com informações da Agência Câmara de Notícias, 13/08/2024 - 18:06

Anúncio

Compartilhe!

Tópicos relacionados:

Dez matérias mais recentes:

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade