"O representante da extrema direita será convocado a testemunhar sobre a sua responsabilidade em relação ao site em que foram publicados os documentos e resultados falsos sobre as eleições"
Direita tradicional e Partido Socialista têm empate técnico nas eleições de Portugal
Após a contagem de 98,91% dos votos, o AD lidera com 29,54% e 77 assentos, seguido de perto pelo PS, com 28,67% e 74 assentos, segundo o portal DW.
Domingo, às 19:55, atualizada às 21:24
Compartilhar matéria
Com quase 100% dos votos apurados, Aliança Democrática, liderada por Luís Montenegro, obteve maioria das cadeiras para o Parlamento até agora (77), mas terá de compor com os outros concorrentes para indicar o Primeiro-Ministro. O Partido Socialista já garantiu 74 assentos e o extremista Chega, 46.
Confira mais detalhes, após o anúncio.
Leia também:
- Brasileiros são os únicos estrangeiros que podem votar em Portugal
- Brasileira diz que pagou para ser discriminada por professora em Portugal
- Palestina: após "ajuda humanitária" dos EUA matar cinco, UE anuncia apoio marítimo
- Suécia se torna o 32º membro da OTAN
Segundo matéria no site DW:
Com quase 100% dos votos apurados, os conservadores da Aliança Democrática (AD), liderados por Luís Montenegro, e os socialistas do PS, de Pedro Nuno Santos, estão tecnicamente empatados nas eleições legislativas de Portugal, segundo dados divulgados na noite deste domingo (10/03).
Após a contagem de 98,75% dos votos, o AD lidera com 28,71% e 71 assentos, seguido de perto pelo PS, com 28,67% e os mesmos 71 assentos.
Como terceira força e grande vencedor do dia está o partido de extrema-direita Chega, com 18,14% dos votos e 45 assentos, quase quatro vezes a mais do que os 12 que havia conquistado nas eleições de 2022.
Segundo o site Opera Mundi, "esse resultado [do Chega] coloca a legenda em posição de negociar com a AD, já que a direita tradicional precisará desses votos para alcançar o quórum mínimo de 116, necessário para formar maioria e consolidar a investidura de Montenegro como novo primeiro-ministro."
Mas, não é descartada uma aliança entre a AD e o PS, vez que o líder da Aliança Democrática — Luís Montenegro — deu várias declarações contrárias ao Chega.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Leia mais...
Ações violentas de extremistas somam 9.802 casos apenas no primeiro semestre de 2024
Decisão final do TSJ foi emitida nesta quinta-feira (22) e chavista terá novo mandato de 2025 a 2031