O fato concreto é que a elite militar brasileira sempre teve o entendimento tosco de que ela é quem deve governar o País
Tabelas mostram como deve ser o reajuste linear do magistério
Percentual deve incidir sobre o salário-base e repercutir na carreira dos professores, independentemente de quanto já seja a remuneração total de cada um.
Educação | Temos recebido alguns questionamentos sobre como é o reajuste linear de 33,23% para os professores. Para ajudar no entendimento da questão, a contadora Cássia C Mendes elaborou duas tabelas que mostram de forma simples e clara como prefeitos e governadores devem implementar o aumento. Confira, após o anúncio.
Leia também:
- Índice de 33,23% é linear e piso pode ser pago a jornada inferior a 40 horas
- Prefeitos e governadores podem pagar acima de 33,23%
- PL que reduz reajuste do magistério não é referência para 2022
- Infratores da lei do piso podem sofrer pesadas sanções, alerta CNTE
- Principais dúvidas sobre o reajuste do piso do(a) professor(a)
Confira as tabelas e as explicações ao final de cada uma
A tabela ilustrativa 1 mostra ganhos do professor sem o reajuste linear de 33,23%. Observe que:
- Além do salário-base, esse professor imaginário tem um adicional, que varia de acordo com a classe de cada um.
- Esse adicional é calculado sobre o salário-base.
Após o anúncio, confira a tabela 2.
A tabela ilustrativa 2 mostra o ganho desse professor já com os 33,23% aplicados de forma linear para todas as classes, e repercutindo também no referido adicional. Observe que:
- O percentual de 33,23% foi aplicado de forma integral e linear para todas as classes, ou seja, todos tiveram o mesmo índice de correção.
- O adicional de cada um foi calculado em cima do novo valor do salário-base, ou seja, após a aplicação linear dos 33,23%.
Não pode escalonar
Em resumo, é assim que prefeitos e governadores devem aplicar o reajuste de 33,23%. Não é correto escalonar o índice, isto é, dar a integralidade do percentual para a classe que ganha menos e ir diminuindo o percentual a partir das classes seguintes, como alguns prefeitos e governadores querem ou costumam fazer.
Para maiores esclarecimentos, consulte seu sindicato!
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade
Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação