CNTE exige que instituto divulgue com urgência as informações pendentes para evitar maiores prejuízos à educação básica do país
Os perigosos planos de Tarcísio para a educação pública nacional
Governador usa SP como laboratório de ideias que sonha exportar para escolas públicas de todo o Brasil.
Segunda-feira, às 20:48
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br

ivros (100%) digitais nas escolas. Escolas cívico-militares com PMs ganhando mais que professores. Inteligência Artificial para elaborar materiais didáticos. Leilão de escolas estaduais. Estas são algumas das perigosas ideias que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja para a educação pública nacional. Por enquanto, usa o mais rico Estado do país como laboratório dessas suas absurdas maquinações.
Não é preciso ser um grande estudioso das questões educacionais para saber que trocar livros físicos, política tradicional do MEC, por peças digitais — só "atende a interesses mercantilistas de setores privados interessados nos robustos recursos financeiros da pasta." Proposta soou muito mal e Tarcísio e seu secretário de Educação Renato Feder tiveram que "recuar" em 2023. Recuaram, mas não desistiram da ideia.
Leia também:
- Tarcísio ameaça leiloar Educação de São Paulo
- Tarcísio quer que PMs ganhem mais que docentes nas escolas cívico-militares
- Tarcísio leva Educação Pública de SP ao caos
Prova de que as perigosas ideias privatistas de Tarcísio para a Educação pública continuam a todo vapor é a nova proposta apresentada pelo governador recentemente. O bolsonarista e seu referido secretário querem usar Inteligência Artificial para a produção de materiais didáticos.
Aos professores, que de fato têm competência para preparar aulas, caberia apenas validar produtos do ChatGPT — chatbot — da empresa OpenAI. Um absurdo total, cujo objetivo é também transferir dinheiro público para grandes capitalistas. A médio prazo, isto significa na prática transferir verbas do Fundeb e dos salários do magistério a setores do grande empresariado.
Outra perigosa ideia de Tarcísio de Freitas é a expansão de escolas cívico-militares onde PMs, pasmem, ganhem mais que professores graduados para a sala de aula. Além de absurda, ideia é humilhante aos profissionais da educação.
O governador de São Paulo quer também leiloar escolas estaduais, em um projeto escandaloso que envolve R$ 1,6 bilhão em dinheiro público. Verba é para ser repassada a empresários construírem e gerenciarem estabelecimentos de ensino. Docentes e demais profissionais da educação novamente serão rebaixados a segundo plano.
Tarcísio de Freitas é um dos postulantes à presidência da República nas eleições de 2026. O laboratório absurdo que ora tenta implementar na Educação Pública de SP, ratifico, pretende exportar para todo o Brasil. Categoria deve ficar muito atenta a isso.
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes landim Neto
Leia também
Isenção de IR para professor e União bancar 1/3 do piso do magistério | Resultado de enquetes
Maioria dos internautas votou favorável aos dois temas de interesses dos profissionais do magistério
Após aval do STF para privatização de escolas no estado de São Paulo, prefeitos e outros governadores podem querer ampliar projeto para todo o país; iniciativa, a médio prazo, fará com que servidor público desapareça dos estabelecimentos de ensino; professores e demais funcionários serão contratados precariamente pelo setor privado
"Estou muito, muito decepcionado, muito mesmo", disse um leitor do Dever de Classe, entre tantos que nos enviaram e-mails em todo o Brasil
Publicidade
Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria
Publicidade