Medida visa inibir recepção em início de curso que ponha em risco a saúde e a integridade física, moral ou psicológica dos calouros.
PL prevê punição a universidade que permitir trote abusivo
Medida visa inibir recepção em início de curso que ponha em risco a saúde e a integridade física, moral ou psicológica dos calouros.
Compartilhe!
Universidade | Com o intuito de inibir recepção que ponha em risco a saúde e a integridade física, moral ou psicológica dos calouros nas universidades públicas e privadas, o Senado deve voltar a discutir este ano o Projeto de Lei (PL 445/2023) que trata do tema. Medida que proíbe trote universitário abusivo é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
Segundo matéria da Agência Senado, "o texto proíbe qualquer tipo de atividades de recepção de novos estudantes em instituições de educação superior que envolvam coação, agressão, humilhação ou qualquer outra forma de constrangimento que atente contra a integridade física, moral ou psicológica dos alunos."
Sanções
O projeto prevê punição a universidades que descumprirem o teor da lei, independentemente de eventuais sanções penais e civis que o caso possa gerar aos envolvidos. Veja, após o anúncio.
Também de acordo com a Agência Senado:
"O projeto ainda determina que as instituições adotem medidas preventivas para coibir a prática desses trotes, cabendo-lhes a mesma responsabilidade de instaurar processo disciplinar, como o desligamento da instituição, contra alunos e funcionários que descumprirem a orientação, mesmo que fora de suas dependências."
"Ainda conforme a proposta, a instituição que se omitir ou se mostrar negligente em relação à essas competências e obrigações será punida administrativamente pelo respectivo sistema de ensino. O texto deixa claro que todas as medidas previstas serão aplicadas independentemente de eventuais sanções penais e civis que o caso possa gerar aos envolvidos."
Leia também:
- Lula anuncia aumentos de até 200% em bolsas para pesquisa
- Com Lula, mais vagas para professor, técnico e aluno em Universidades e institutos federais devem ser criadas
- Corte de direitos em universidades e institutos federais leva pânico a técnicos e professores
- Bolsonaro ameaça criar dez "novas" universidades e institutos federais sem nenhuma vaga para aluno
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizadas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes sobre universidades
Medida beneficia mais de 250 mil estudantes de ensino médio até pós-graduação. Governo também divulgou a expansão da oferta de bolsas em todos os níveis.
Importante iniciativa em tramitação é do deputado Carlos Veras (PT-PE), e deve contemplar milhares de estudantes em todo o País.
Nina Ranieri — professora de Direito de Estado da Universidade de São Paulo — diz que a proposta só fará algum sentido se cobrar mensalidade de até R$ 25 mil